top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Vertentes – Melissa, Maria Claudia, Marcos Mendes e Acaba domingo

Neste domingo (9), às 18 horas, muita música pelo: ”Projeto Vertentes” criado pelo Coletivo Campo Grande. Será um noite mais que especial pois estarão Melissa Azevedo, Maria Claudia e Marcos Mendes, e nada menos do que o Grupo Acaba – Canta Dores do Pantana, na Casa de Ensaio. (Rua Visconde de Taunay, 203 - esquina com a Avenida Afonso Pena, próximo a igreja Perpétuo Socorro). O evento que acontece uma vez ao mês e já se solidificou e ganhou oa simpatia do público campo-grandense por apresentar um formato diferente para a apreciação da boa música. O espaço da Casa de Ensaio, por ser um local onde abriga um público menor e por não permitir o consumo de álcool e comidas dentro de sua dependência, quem comparece é para realmente poder apreciar os eventos culturais que acontecem no local.


Melissa Azevedo é cantora, professora de Técnica Vocal e Musicalização Infantil com formação pela UFMS em Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical em 2011. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Educação e é professora de Arte na Rede Estadual de Ensino. Também já atuou como docente na Educação Infantil da mesma rede, em projetos como o “Projeto Sapiens” e cursos livres de música em escolas particulares da Capital. Como cantora, realizou a gravação de CD de músicas populares, já competiu em diversos festivais e fez participações nas gravações de outros trabalhos musicais de músicos e bandas regionais.


Maria Claudia e Marcos Mendes formam, desde 1985, uma das duplas mais conceituadas no cenário musical do Mato Grosso do Sul. A voz de Maria Claudia e o violão de Marcos Mendes, juntam-se num trabalho criativo no qual a técnica e a emoção harmonizam-se perfeitamente num repertório voltado basicamente para a Música Popular Brasileira, valorizando também o cancioneiro regional. O sucesso reconhecido da dupla, pelo talento e profissionalismo, valeu vários convites e participação importantes em eventos musicais locais e nacionais. Sem dúvida são dois artistas do primeiro time da verdadeira música do Mato Grosso do Sul.



Grupo Acaba é a referência da música regional de raiz de Mato Grosso do Sul, fundado em 1969 no Pantanal com o objetivo de pesquisar, desenvolver e divulgar o folclore do antigo Estado de Mato Grosso e atual Mato Grosso do Sul. O Pantanal l e o homem pantaneiro são o tema de sua música. Em suas letras as composições do Grupo Acaba, coletiva e individualmente, descrevem homem, a fauna e a flora, e em nossas canções, a alegria das cores e as dores da raça pantaneira, conforme eles mesmos dizem. Com uma sólida carreira com muitos anos de atividades artísticas, apesar de se constituir num trabalho pioneiro no campo da pesquisa, vivência e observação das manifestações culturais e folclóricas da região pantaneira, o grupo sempre coloca em debate a defesa de uma cultura, de um meio ambiente e de uma raça.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page