• Alex Fraga

Turismo – Um paraíso no Pantanal: Pousada São João Ecotur (Parte1)

O Blog do Alex Fraga inicia o espaço de TURISMO, onde divulgará opções interessantes para aqueles que adoram aventuras e viagens. Vai dar opção a todos os leitores. O primeiro trabalho jornalístico será dividido em uma série de cinco (5) matérias nesta semana (segunda a sexta-feira) do mesmo local: POUSADA SÃO JOÃO ECOTUR, de propriedade do produtor rural, João Venturini, pioneiro no desenvolvimento turístico e preservação da região, localizada na Estrada Parque, no Pantanal, em Corumbá – Mato Grosso do Sul. As fotos são do premiado fotógrafo Valentim Manieri.

Todos sabem que o Pantanal é um mundo a parte. Nesse contexto mágico que é conhecido por fotos, filmagens e depoimentos, sem dúvida é um lugar pincelado por Deus. Dentro dessa imensidão, tem um especial, localizado na rodovia Estrada Parque, km 32 – Corumbá – Mato Grosso do Sul e que se destaca entre as pousadas, hotéis e fazendas da região. A Pousada São João Ecotur é um paraíso no meio da natureza quase que intacta encontrada na região, abrigando diversos animais e pássaros coloridos. Araras, tuituius, garças brancas, jaçanãs, emas, seriemas, papagaios, colhereiros, gaviões, carcará, curicacas são algumas das espécies facilmente encontradas no local e na estrada que dá acesso a esse verdadeiro santuário ecológico. Répteis como, jacaré, sucuri, jiboia, cobra-d'água, camaleão, calango-verde, jabuti também fazem o habitat desses “bichinhos” sempre curiosos que podem ser facilmente vistos. Próximo dali, o rio Miranda com seus peixes: piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá, piraputanga, piranha, jaú e piau viajam pelas suas águas. Outros animais preenchem todo esse fantástico bioma, como capivara, veado-catingueiro, veado-campeiro, bugio, macacos, porco do mato, tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, anta, onça parda e a mais bela de todos... a pintada.

A Pousada São João Ecotur logo que o turista chega pode facilmente notar um diferencial inacreditável: uma enorme figueira que estrangula um coqueiro. Muitas árvores (com casas de abelhas) que esparram folha pelo campo.Notoriamente a limpeza na pequena estrada que dá direção até a sede da pousada é inacreditável, onde seu proprietário e idealizador, João Venturini, pensando na conservação da natureza, fez questão que todo o local fosse construído com materiais recicláveis. Por isso firmou parceria com a WWF – World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza) que é uma organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, anteriormente chamada de Word Wildlife Fud, nome oficial ainda em uso nos EUA e Canadá.

O local dispõe de recepção, quartos amplos com ar condicionado, banheiro privativo e TV, restaurante, bar, piscina externa, redário (redes – outra opção de acomodação) e uma extensa área com baia para cavalos de madeira. O local também se destaca com a criação de cabras e carneiros (caprinos). Várias áreas onde o hóspede pode desfrutar do “barulho silencioso” dos pássaros pela manhã e final de tarde com nascer e o pôr de sol inigualável. A noite, o silêncio absurdamente e o belo das estrelas que brilham em um céu que encanta a todos que ali permanecem. As opções são variadas para quem adora aventura, como caminhada noturna (focagem), cavalgada, Passeio de barco pelo rio Miranda (com um dos guias mais conhecidos do Mato Grosso do Sul, Elias Tanus, o “Jaguarman”), além é claro de poder desfrutar de um belo café da manhã, almoço e jantar com a verdadeira culinária pantaneira.


Fotos - Valentim Manieri














102 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo