Poesia - Cordel Surdo, por Paulo Portuga
- Alex Fraga
- 6 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Quarta-feira no Blog do Alex Fraga é dia de poesia com o músico, professor, compositor e poeta de Dourados (MS), Paulo Portuga, com Cordel Surdo.

CORDEL SURDO
Eu vou contar pra vocês A história de um rapaz Que nasceu neste mundo Surdo, esperto e sagaz Cresceu se comunicando Com a língua de sinais.
No silêncio aprendeu E se pôs a caminhar Com gestos e sorrisos Começou a se expressar O problema da audição Conseguiu solucionar.
Lendo lábios e mãos Lutou com habilidade Para poder vencer Todas as dificuldades Sua cultura resiste Em meio à diversidade.
O rapaz me ensinou Que surdez não é doença Ele percebe o mundo Com muita persistência E a sua condição exige Respeito às diferenças.
Com gestos eloquentes Venceu sua timidez Sem parar de estudar Aguardou a sua vez Terminou a faculdade E homem feito se fez.
Se tornou professor Na escola foi trabalhar Tenta amenizar a dor De quem não pode escutar Com carinho e amor Outros surdos foi ajudar.
Assim eu termino Este singelo cordel Falando de um surdo Que cumpriu seu papel Que pintou o mundo Com o seu próprio pincel.
Bom dia. Alex, gostaria que confirmasse a autoria desse texto. E em quem foi inspirado: você, ou outra pessoa. Pretendo usá-lo. Obrigada. Adorei o Cordel!
Lindo demais