top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Opinião – Comunidade tem que ser ouvida sempre!

Debater com a comunidade e ver seus interesses. Acertadamente parece que a nova direção da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul está no caminho certo. Como ocorreu anteriormente com moradores de Bonito, agora a comunidade de Corumbá e Ladário tiveram espaço amplo para discutir detalhes sobre o XV Festival América do Sul Pantanal que ocorrerá em novembro. Um passo importante para que se possa organizar e atender os anseios de todos e principalmente colocar a cultura mais próxima ao povo.

É de fundamental importância que todos entendam que a cultura tem que estar principalmente no processo de ensino-aprendizagem, onde educadores e os próprios movimentos sociais possam lutar para que suas culturas sejam legitimadas como essências e coparticipantes no processo de ensino. A própria temática de Bourdieu diz firmemente que "a cultura é o conteúdo substancial da educação, sua fonte e sua justificação última [...] uma não pode ser pensada sem a outra", embasados na ideia de que a cultura é um elemento que nutre todo o processo educacional e que tem um papel de suma importância na formação de um individuo critico e socializado esses movimento reivindicam a inclusão da cultura no currículo escolar.


Li certa vez um artigo de Jididias Rodrigues da Silva mostrando que a cultura tem a obrigatoriedade de estar ao lado da educação com toda a força. E ele está absolutamente certo. Esse primeiro passo é de extrema importância principalmente para que os técnicos e a própria direção atual da Fundação de Cultura possam realizar um trabalho seguro e que deixem assim um legado para os dois municípios que estarão recebendo e se alimentando de arte. Necessário sim que haja uma programação antecipada para que todos possam se programar para participar dessa grande festa cultural que, no caso de Corumbá e Ladário, une povos além de fronteira. É importante levar a cultura para as escolas e comunidades e que seus moradores possam participar da programação e não serem meros espectadores.


Acredito sim que a cultura tem uma grande importância em todo o processo de aprendizagem principalmente porque ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar. O ensino cultural tem esse poder de integrar os diferentes saberes e levá-los a discussão em sala de aula, mas para que isso ocorra, é necessário capacitação do professor para que este possa ter um novo olhar sobre a cultura na sala de aula.


Novembro já está praticamente aí. Ou seja, três meses para se realizar um trabalho que envolva a todos. Para que as coisas comecem a dar certo, acredito que já até o fim do mês é necessário uma ampla divulgação através da mídia sobre o evento, pois de nada adianta saber que existe um festival cultural, sem saber basicamente o que irá acontecer. O passo foi dado e esperamos que Festival América do Sul Pantanal atinja principalmente as escolas e comunidade em geral com mais atrações regionais em todos os setores, como poesia, literatura, arte visual, artesanato, dança, teatro, música e lazer. Valorizar o local é o fundamental.



54 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page