top of page

Música - Grupo Acaba e os 40 anos da vitória no I FESSUL com Kananciuê

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • 31 de mar. de 2019
  • 1 min de leitura

ree

Há exatamente 40 anos, uma das maiores referências da música do Mato Grosso do Sul, Grupo Acaba (Canta Dores do Pantanal) vencia o I FESSUL – Festival Sul-Mato-Grossense da Canção, promovido pela afiliada da Rede Globo, TV Morena. Um festival que deu início praticamente a divulgação e o surgimento dos grandes talentos que temos hoje, como Almir Sater, Família Espíndola, Carlos Colman e o Grupo Therra, Paulo Gê, Paulo Simões, Geraldo Roca, entre outros. Vale ressaltar o criador Onéssimo Filho, que tanto contribuiu para que o evento surgisse e continuasse por alguns anos e que contribuiu muito para a evolução musical no Estado. A introdução da música foi inspirada no Ritual do Tembetá realizado pelos índios Guarani Kaiowá”


O Ginásio da UCE – União Campo-Grandense de Estudante ficou pequeno para as 4 mil pessoas presentes e o evento foi transmitido ao vivo pela TV Morena para todo o recém criado Estado de Mato Grosso do Sul, e foi apresentado pelo ator Tony Ramos. Os integrantes do Grupo Acaba que interpretaram a canção foram: Chico Lacerda, Luiz Porfirio, Jairo Lara, José Charbel Filho, Moacir Lacerda e Vandir Barreto.


Com esta grande vitória no I FESSUL, Kananciuê foi premiada como melhor Música e o Acaba como melhor Intérprete, e além dos prêmios financeiros, possibilitou que o Grupo gravasse o seu primeiro LP pelo selo antológico Discos Marcus Pereira.Toda história detalhada destes 53 anos do Grupo ACABA estará registrada no livro biográfico escrito pelo historiador musical Rodrigo Teixeira.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page