top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Música - Quarteto Toccata faz série de concertos em Asunción e no Rio de Janeiro

O Quarteto Toccata formado pelos violonistas campo-grandenses Jardel Tartari, Marcos Araújo, Rafael Salgado e Pieter Rahmeier, iniciam na quinta-feira (15) uma série de concertos na capital do Paraguai e também no Rio de Janeiro, onde estará lançando e divulgação do seu primeiro CD, intitulado, Paisagens Brasileiras.

Serão realizados quatro concertos em diversas instituições culturais de Asunción no Paraguai entre os dias 15 e 17 e no dia 4 de setembro, embarca para o Rio de Janeiro, onde realizará concerto em um dos principais palcos da música brasileira na atualidade o Espaço Cultural do BNDES (O quarteto concorreu à vaga para se apresentar por meio de edital público com vários grupos do Brasil e foi classificado em primeiro lugar na sua categoria).


O CD “Paisagens Brasileiras” é o resultado da parceria entre renomados compositores brasileiros e o Quarteto Toccata. Esta colaboração possibilitou a criação, estreia e gravação de obras inéditas e adaptações de peças já consagradas dedicadas ao Quarteto Toccata. Com obras inéditas de Marco Pereira, Rodrigo Vitta, Ernst Mahle, Eduardo Martinelli, Clarice Assad, João Luiz e transcrições de Ernani Aguiar e de Edmundo Villani-Côrtes.


O grupo tem objetivo de divulgar, pesquisar e incentivar a criação de novos repertórios para a formação de quarteto de violões. O Quarteto Toccata estreou em julho de 2010, apresentação criticada positivamente pelos jornais e profissionais especializados na área musical de Mato Grosso do Sul. Em novembro do mesmo ano o grupo realizou sua primeira apresentação acompanhado de uma Orquestra, executando o concerto para 4 violinos em Si-menor de A. Vivaldi (RV 580 - transcrição Quarteto Toccata) acompanhado da Sinfônica de Campo Grande no festival “Encontro com a Música Clássica” e neste mesmo mês o grupo foi primeiro colocado no concurso “Prêmio Campo Grande de Música de Concerto – 2010”, categoria música de câmara.


Desde sua estreia o Quarteto Toccata já realizou diversos concertos passando pelas principais cidades de Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais e em 2013 foi um dos grupos selecionados para participar do projeto “Violão no MASP” que é uma das séries mais importantes dedicadas ao instrumento no Brasil, realizado no Museu de Artes de São Paulo. No ano de 2012 gravou uma faixa no CD “Descendo o Sarrafo” que resgatou as obras do pernambucano Amintas José da Costa “O Sarrafo” projeto patrocinado pelo programa Petrobrás Cultural, sendo este CD um dos indicados ao Prêmio da Música Brasileira no ano de 2013.


Em 2016 iniciou-se o projeto “Paisagens Brasileiras” que objetivou a criação de repertório inédito dedicado ao grupo, foram escritas e estreadas pelo Quarteto Toccata as seguintes obras: de Marco Pereira o “Coroado” (maracatu), Rodrigo Vitta a “Paisagens Brasileiras ” n. 13, de Ernst Mahle a obra “Quarteto 2015”, Eduardo Martinelli com “Valsa” e Mini-Frevo, Clarice Assad “Luminescence”, João Luiz “Oxulafã, Oxuguiã e Canto para Chango”, dois arranjos inéditos transcritos pelos próprios compositores para quarteto de violões dos “Quatro Momentos n. III” de Ernani Aguiar e de Villani-Côrtes as “Cinco Miniaturas Brasileiras”.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page