top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Flibonito 2019 – Negra Li é uma das atrações na Feira Literária

A Feira Literária de Bonito – Flib 2019 entre as atrações musicais desta edição estará mostrando seu trabalho musical, nada menos do que a cantora Liliane de Carvalho, mais conhecida por Negra Li. Ela estará se apresentando no último dia do evento, no sábado (6), no palco principal, às 21h30. Cantora, compositora, rapper e atriz brasileira ela é um dos grandes nomes artísticos dos últimos tempos. É considerada uma das principais cantoras com sua bela voz de contralto. Nascida no bairro da Brasilândia, zona norte de São Paulo, ela começou a se interessar pela música ainda na infância. Nessa época, cantava hinos da igreja evangélica Congregação Cristã no Brasil. Quando adolescente, imitava Whitney Houston foi a partir desse momento que passou a ouvir mais a Black music.


Aos 16 anos, interessou-se pelo rap. Filha de uma funcionária pública e de um dono de bar, deixou de morar com a mãe na Vila Brasilândia e mudou-se para seguir a carreira como cantora. Pretendia ser uma modelo. Negra Li agradece à mãe, professora do município de São Paulo, que lhe deu a oportunidade de ter um boa formação escolar, assim justifica seu sucesso. Em 2005 lançou seu primeiro álbum solo em parceria com o rapper Helião . Em 2006, estrelou o filme de Tata Amaral, Antônia, que, no ano seguinte, virou um seriado homônimo na TV Globo. Em 2009 participou do longa 400 contra 1, a História do Comando Vermelho, do diretor Caco Souza. Negra Li passou por uma metamorfose vocal e estética à medida em que firmou parcerias e conquistou mais espaço no território musical.


Gravou com Caetano Veloso, Akon , Dina Di, Nando Reis, Charlie Brown Jr, ("Não é Sério") Belo, Martinho da Vila, Gabriel o Pensador, Pitty, Jeito Moleque, Walter Alfaiate, Skank ("Ainda Gosto Dela"), D'Black, Akon, Sérgio Britto, NX Zero, Mano Brown, Sabotage, Marcelo D2, Projota, entre outros. Em junho de 2012, chegou às lojas a nova incursão musical da paulistana Negra Li, intitulado “Tudo de Novo”. Lançado pela Universal Music, o álbum é o segundo trabalho solo da cantora, desta vez apostando num repertório claramente direcionado à soul music, com fortes referências ao universo de Hyldon, Tim Maia, Diana Ross e Aretha Franklin.


O disco possui momentos de diva black dançante da Motown com marcação ritmada e arranjos de cordas contagiantes, como na faixa de abertura, “Tudo de Novo”, “Não Vá” e “Hoje eu só quero ser Feliz”, com letra e arranjo de metais que leva o ouvinte de volta ao suingue de meados dos anos 80. A cantora assina uma das canções, a suingada “Volta pra Casa”, em parceria com Khristiano Oliveira, uma das músicas mais interessantes do disco, com baixo e bateria inspirados no reggae e uma melodia vocal R&B norte-americano. A cantora é casada com o músico Carlos Crésio Júnior, o Junior Dread, com quem tem uma filha chamada Sofia. Em 2009 participou do vídeo do Dia de Fazer a Diferença da Rede Record em parceria com o Instituto Ressoar. Grandes nomes da MPB fizeram a diferença:. Elza Soares, Jair Rodrigues, Negra Li, Leci Brandão, Pepeu Gomes, Amanda Acosta, Fat Family, Rodrigo Faro, Wanessa Camargo, Paula Lima, Luciana Mello, Pedro & Thiago, Léo Maia, Sergio Reis, Dudu Braga e Wilson Simoninha. No final de 2014 anunciou seu retorno ao RZO.



Em 2016, Negra Li teve seu site oficial hackeado, onde sua foto inicial foi mudada para a o de um macaco e foram feitas diversas ofensas. Ela anunciou em seuu facebook que, por um tempo, o site ficaria inativo para que fosse feito um levantamento sobre o ocorrido. No ano passado lançou o trabalho intitulado Raízes, sequência ao material apresentado em Tudo de Novo (2012), o novo álbum vai do rap ao R&B em uma linguagem própria da artista. Composições marcadas pelo forte discurso político e racial, como a própria faixa-título do disco, além, claro, de músicas em que reflete sobre o próprio universo particular, vide Mãos Pequenas, uma delicada reflexão sobre a maternidade.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page