top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Evento – Festival Gastronômico encerra neste domingo com show da Beatles Maníacos

Neste domingo, encerra a 2ª edição do Festival Gastronômico Comitiva dos Chefs. Este ano o projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) e acontece a final do concurso de churrasqueiro amador, aulas show, oficinas, teatro. Haverá também apresentação da banda Beatles Maníacos. O festival vai até 22 horas na Plataforma Cultural, avenida Calógeras 3015, Centro. Esta é a 2ª edição do Festival Gastronômico Comitiva dos Chefs. Este ano o projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).


Ontem aconteceram as finais dos concursos de confeiteiro amador e chef amador. Muita emoção, surpresas, e no final, a alegria de todos os participantes em participar de um grande evento em celebração à gastronomia. Na categoria confeiteiro amador, a primeira colocada Janaina Ferreira Porto conquistou os jurados como sabor e apresentação do Bolo Dois Amores Rosado. “Estou muito feliz não imaginava, a gastronomia sempre foi algo que gostei muito desde criança e agora tenho estímulo par me profissionalizar.”

Na categoria chef amador, o vencedor foi Gabriel Cristoforo com prato Filé de Pintado com Creme de Cumbaru, criado por ele especialmente para o festival. “Foi complicado, cheguei a ficar apertado com gastos, que foram muitos, mas eu amo cozinhar. Deixei de ficar com família algumas vezes, mas eles me apoiam muito, estou muito feliz.” Ainda houve exibição de documentários no Cine Comitiva e também realização de mesas redondas com a Chef Dedê Cesco. No palco musical, se apresentaram Gideão Dias e a banda Play Sounds.


Confira relação dos finalistas na categoria Confeiteiro Amador:

1º lugar: Janaina Ferreira Porto – Bolo Dois Amores Rosado

2º lugar: Marcia Cristina Gonçalves - Bolo no Pote “Princesinha dos Ervais”.

3º lugar: Thelma da Silva - Ála, pinta! Torta de Tâmara com Baru recheada de leite condensado sem açúcar com Bocaiúva e redução de tamarindo.

4º lugar: Kellen Christien Kamiya – Pannacotta de Cachaça de Guavira com Confit de limão rosa acompanhado de caju caramelado e Pralin de Castanha de Baru.

5ºLugar: Keyla de Oliveira Lima – Torta de Tamarindo.


Finalistas Categoria Chef Amador:

1º lugar: Gabriel Cristoforo - Filé de Pintado com Creme de Cumbaru

2º lugar: Vanessa - Pintado do Cerrado

3º lugar: Gabrielle Moraes - Risoto Pantaneiro

Rafael Machado - Nhoque de Banana da Terra com molho de carne seca e tuile de queijo nicola. Murilo Bremm - Sobá com caldo de Ilex Paraguariensis, jacaré, pequi e ovos de pata


O Festival Gastronômico Comitiva dos Chefs teve uma intensa programação. Durante todo sábado, por exemplo, quem passou pela Plataforma Cultura se deparou com uma diversidade de atividades e sabores. Foram apresentadas aulas show sobre mandioca, peixe, carne, frutos do cerrado, PANCS, carnes exóticas e insetos comestíveis.

Os chefs responsáveis pelas aulas foram Paulo Marques, Beto Moraes, Cleyton Danillo, Miriam Arazini, Martin D’Estafani Martinelli, Gabriel Pimentel, Emerson Aguirre, Gilvonete Félix, Ineu oliveira, Endrigo Cesco, Fábio Cunha. A aula show dos chefs Paulo Machado e Marlon Libório contou com participação especial do chef espanhol Adriá Dalmau especialista em azeites. Durante aula, ele falou a respeito dos diferentes azeites que existem no mundo e uso adequado de cada um deles conforme prato.



Para o advogado, João Osvaldo Silva, o festival é uma oportunidade de aprender técnicas profissionais para incrementar a culinária no a dia a dia. João assistiu todas as aulas desde primeiro dia do evento. “Adoro cozinhar, vim para ver o que há de novidade na gastronomia e aprender coisas novas. Aprendi a fazer redução de tamarindo, geleia de pimenta biquinho, vinagrete com fundo de churrasco, até a mandioca, aprendemos muitas maneiras de usá-la nem imaginava que ela tinha toda essa versatilidade. É um prazer ter acesso gratuitamente a todo esse conhecimento com chefs maravilhosos que explicam muito bem, agora é só praticar em casa.” (Com assessoria)

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page