top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Evento - 13ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais e Festival MS in Concert

Acontece no período de 7 a 9 deste mês, a 13ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS e Festival MS in Concert, que tem como tema: “A arte em poesia – poetas brasileiros” que segundo os organizadores será uma viagem ao universo da arte e do lirismo, através da poesia. Os eventos são uma realização do Governo do estado de MS através da Secretaria de Estado de Educação – SED, por meio do Núcleo de Arte e Cultura – NUAC. Os eventos acontecem simultaneamente das 7 hs 30 às 11h das 13 hs 30 às 17 hs e das 18 às 22 hs, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo no Parque dos Poderes em Campo Grande.


A Mostra é um projeto que possibilita a extensão das atividades educativas que são realizadas durante o ano letivo dentro das escolas da Rede Estadual de Ensino, e tem como foco, o desenvolvimento sistemático da pesquisa, fundamentada e norteada pelo tema proposto. Serão trabalhadas diversas linguagens artísticas como forma de ampliar o gosto pelo fazer e criar: artes plásticas, dança, música, teatro, capoeira, cinema, fazem parte desse universo criativo e que são cuidadosamente reunidos nos dois eventos que servem de celebração de parte dos resultados alcançados dentro dos projetos escolares. Ao tratar do tema da poesia, a equipe do Nuac, propôs uma reflexão acerca da arte da palavra, bem como suas formas e movimentos estéticos presentes na nossa literatura, resultando num trabalho de pesquisa aprofundado, possibilitando a ampliação do conhecimento artístico-literário.


As coreografias e interpretações levarão em conta todas as maneiras de entendimento e expressões da poesia brasileira considerando sobretudo os poetas do Mato Grosso do Sul e de outros estados do país. Para essa edição, haverá algumas participações especiais, com artistas e grupos convidados: Centro do Idoso - Projeto Conviver do município de Vicentina, Alunos do CEI José Eduardo Martins Jallad – Zedu de Campo Grande, espetáculo Bebê Abordo do Grupo Teatral “Flôr e Espinho”, aluna e poetisa Nicole Vitória da E.E. Uirapuru de Nioaque, Chicão Castro, Quinteto de Jazz da SECTUR e Irwing Ferreira. E nas artes plásticas teremos o artista plástico Cello Lima de Dourados com o projeto Ateliê aberto, onde ele estará demostrando ao vivo parte do seu processo de criação com a reconstituição do seu ateliê, e a pintura de uma tela ao vivo com a temática voltada para a poesia.

A Mostra visa também possibilitar que os nossos alunos e professores tenha um contato direto com os artistas. Portanto, esse seria mais um momento de aprendizado onde o conhecimento perpassa os muros escolares e promove um encontro entre a arte, seus criadores e expectadores.



A Mostra Cultural e o Festival MS in Concert, reúne em Campo Grande um grande número de escolas participantes, a maioria procedentes de cidades do interior do estado. Durante os três dias, o público poderá apreciar as diferentes formas de expressão artísticas que tem como resultado o trabalho de pesquisa que vem sendo realizado nas unidades escolas de MS, e que tem com palco o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo que nesse período se torna uma extensão da sala de aula em um ambiente de celebração da arte. Com a participação de 36 municípios, 99 escolas estaduais, 147 apresentações culturais e oito participações especiais.

157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page