top of page

Conto - O buraco da agulha. por João Francisco Santos da Silva

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • há 5 horas
  • 2 min de leitura

Sábado no Blog do Alex Fraga é dia de conto com o médico clínico geral, acupunturista e escritor de Campo Grande (MS), João Francisco Santos da Silva, com "O buraco da agulha"


O Buraco da agulha


Dias desses, espiei por um buraco de agulha, de canto de olho, com os dois pés atrás e meio escondido por trás da tela para ficar seguro que não entraria ali de novo. Exageros à parte, o lado de lá pode ser estreito e limitado, com o espaço ocupado pela densa concentração de egos hipertrofiados.

Por falar em ego, diz a lenda que um candidato a sábio dos sábios, antes de passar pela agulha, foi alertado ser mais fácil entrar que sair. Portal seletivo para poucos seres ávidos por ... Difícil generalizar sobre as motivações dos aspirantes a sábios. Suspeito que o conhecimento nutre a alma, engrandece o ego e se for mal digerido: engorda. Verdade que aqueles que passam pela tal agulha são os que já têm uma certa propensão a engordar. Com o tempo alguns ganham tanto peso que os impossibilita sair por onde um dia entraram.

Naquela minha espiada de canto de olho, assisti, por poucos e suficientes minutos, a performance de um venerável guardião do conhecimento. Se eu descrever aqui o que escutei durante a sua fala, novamente vão achar que exagero em estereótipos. Juro que de cada três palavras proferidas por ele, duas eram de autopromoção. Muitos trabalhos publicados e prêmios recebidos. Ele podia ser ótimo, mas se achava o melhor.

Fico pensando, por que lá do outro lado da agulha é assim? Imagino que num mundo perfeito, produzir e disseminar conhecimentos bastaria para saciar qualquer ego. Então para que essa adição doentia por reconhecimento e por ser o dono do saber?

Penso que são seres humanos em sua plena humanidade. Essa frase está ótima. Gostei muito de minha resposta para minha própria pergunta. Apenas um alerta, caso alguém queira utilizá-la ou citá-la em eventual trabalho acadêmico, é necessário que no texto seja referenciado o meu nome e creditada a minha autoria.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page