• Alex Fraga

Cinema - Transcine leva filmes e oficina para parque Tarsila do Amaral

Este é o primeiro de cinco parques que irão receber o projeto durante os meses de outubro e novembro

***Lucas Arruda***

Neste fim de semana inicia a edição Parques de Campo Grande do cineclube Transcine – Cinema em Trânsito. O primeiro espaço a receber o projeto é o Parque Tarsila do Amaral, que nesta sexta-feira (1º), às 18h, terá exibição de filmes e no sábado e domingo, entre 9h e 16h, haverá oficina de linguagem audiovisual. Toda a programação é gratuita.

“O Transcine tem como meta ser um cinema em trânsito, não é levar o público à exibição e sim a exibição ao público, deixando a sala escura do cinema e fazendo uma integração e ressignificação do lugar ocupado”, explica uma das idealizadoras do projeto, Cátia Santos que complementa, “Transcine é uma provocação na exibição”, ao citar uma fala do criador do cineclube, Givago Oliveira.

Depois do primeiro parque é a vez da praça do José Abrão receber o cineclube nos dias 15, 16 e 17 de outubro, com exibição de filmes na sexta e oficina no sábado e domingo. Nos dias 29, 30 e 31 de outubro será a vez do Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, na aldeia urbana Marçal de Souza, situada no bairro Tiradentes, sediar as atividades.

Em novembro, nos dias 12, 13 e 14, o Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, que receberá o cineclube e nos dias 26, 27 e 28, a edição Parques de Campo Grande finaliza o circuito no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas. Em novembro o cineclube completa 9 anos de existência e com essa edição continua cumprindo seu objetivo inicial, que é transitar pela cidade de Campo Grande e propor experiências para a população com a prática de ver e fazer cinema, valorizando os espaços públicos. “Dessa vez, descentralizamos o projeto e escolhemos parques distantes, nos bairros em que a população tem mais dificuldades de acesso ao cinema”, afirma Mariana Sena, que também idealizou o projeto.


*** É Jornalista

14 visualizações0 comentário