Bonito - Sergio Vaz e Daniel Munduruku são atrações da FLIB nesta quarta-feira
- Alex Fraga

- há 2 dias
- 2 min de leitura

Segundo dia da Feira Literária de Bonito reúne literatura periférica, cultura indígena, oficinas, homenagens e shows gratuitos
A palavra ganha diferentes vozes nesta quarta-feira (8) na 10ª Feira Literária de Bonito (FLIB). Depois de uma abertura marcada pela diversidade cultural, o segundo dia do evento aposta na força da literatura como instrumento de reflexão, pertencimento e transformação, reunindo alguns dos principais nomes da produção literária brasileira contemporânea.
Entre os destaques da programação está o poeta Sergio Vaz, considerado um dos maiores representantes da literatura periférica no país. Às 14h, no Palco Literário, ele apresenta a palestra "O delírio da Palavra e a imaginação", em um encontro que convida o público a refletir sobre a poesia como forma de resistência, criação e construção de novos horizontes.
A ancestralidade e os saberes dos povos originários também ocupam lugar de destaque na programação. O escritor Daniel Munduruku, um dos mais importantes autores indígenas brasileiros, participa de um encontro com crianças e adolescentes indígenas da Academia Brasileira de Autores Aldravinistas Infantojuvenil de Anastácio (ABRAAI). Em seguida, conversa com o público sobre "Literatura, natureza e outras cartografias", abordando as conexões entre território, memória, identidade e preservação cultural.
Oficina - As atividades voltadas à literatura indígena começam ainda pela manhã. A escritora Miguela Moura ministra a oficina "Palavras que sonham: Literatura indígena infantil e Educação Antirracista", enquanto Jadi Ribeiro conduz "Grafismo indígena como linguagem", apresentando ao público elementos da arte indígena e seus significados culturais.
A programação contempla ainda crianças, jovens e famílias com uma série de oficinas e intervenções artísticas na Praça da Liberdade. O Grupo Deslimites apresenta o espetáculo "Navegantes", enquanto oficinas de poesia, pintura e danças populares brasileiras transformam o espaço em um grande ambiente de experimentação artística e convivência.
A literatura sul-mato-grossense também será lembrada durante o dia. Às 16h, Fernanda Ebling conduz a homenagem "Memórias das nossas histórias", dedicada ao escritor Luciano Serafim. Na sequência, a mesa "Ainda mais substantiva e feminina" presta tributo à escritora Lygia Fagundes Telles, referência da literatura brasileira e autora de uma obra marcada pela profundidade psicológica e pela força de suas personagens femininas.





Comentários