top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Preparar o Caminho do Senhor, por P. Osmar Resende



Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do pároco da Igreja Dom Bosco de Guarapuava (PR), P. Osmar Resende, com Preparar o Caminho do Senhor.


PREPARAR O CAMINHO DO SENHOR

Osmar Resende SDB


O Evangelho de Marcos (Mc1,1-8) citando Isaías nos transmite a ordem do Senhor: “Eis que envio meu mensageiro. Voz que clama no deserto.”

O deserto é o lugar da solidão. É onde penetramos no mais profundo do nosso ser, nos labirintos de nossa consciência. E aí nos convida a preparar o caminho do Senhor e depois seguir o Caminho. Jesus mais tarde vai dizer: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

A linguagem bíblica compara nossa vida a um caminho. E aí João Batista, o precursor de Jesus, nos convida: “Endireitai suas veredas”. Sim. Somos convidados a endireitar nossa vida, seguindo o Caminho. Às vezes nossa vida está meio torta e aí precisa botar na linha, na retidão de nossa vivência.

Todo vale será aterrado. Às vezes existem verdadeiros buracos, verdadeiros vazios em nossa existência. É preciso preencher as lacunas da vida com o exercício das virtudes da caridade, da justiça, do amor.

Toda montanha, toda colina será abaixada. Precisamos aparar os nossos pecados, nossos desvios do bom caminho, levando uma vida sem sentido, amarga, superando nossos defeitos, nossas fragilidades, para que tenhamos uma vida saudável e feliz.

Mas como vivenciar isso? João nos orienta: REPARTIR. Sermos solidários, fraternos.

Aos publicanos recomenda não praticar a corrupção. Aos soldados, não extorquirem. Até parece que a humanidade é sempre a mesma ao longo dos séculos.

ARREPENDIMENTO é a palavra chave para iniciar uma nova vida nos caminhos do Senhor.

Se João Batista é o precursor de Jesus, ele, porém se coloca no seu lugar e nos diz. Depois de mim vem outro mais forte do que eu, de quem não sou digno nem de desatar as sandálias.

A nossa busca de Deus, dos caminhos de Deus, deve ser constante. Devemos estar em contínuo discernimento, buscando a vontade de Deus, que se manifesta através de sua Palavra, no mais íntimo de nosso ser, na voz de nossa consciência.

Caindo e levantando, vamos em frente nas veredas do Senhor.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page