top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Perdoar? Quantas Vezes?, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o P. Osmar Resende, sdb, da igreja Dom Bosco de Guarapuava (PR), com Perdoar? Quantas Vezes ?.


PERDOAR? QUANTAS VEZES?

Osmar Resende SDB


Mateus após falar da correção fraterna, nos fala do perdão (Mt 18,21-35). Jesus nos convida a perdoar e perdoar sempre.

É de certa forma natural e até instintivo, sentir raiva e até mesmo indignação. O que não podemos é permanecer com ódio, com sentimento de vingança no coração.

A Lei de Deus não é algo que vem nos massacrar, nos tornar infelizes. Pelo contrário, as leis de Deus, de certa forma já estão inscritas em nossa própria natureza, em nosso próprio ser. Costumo dizer que é o segredo da felicidade.

Dessa forma o amor ao próximo, o perdão, contribui para nossa felicidade. Hoje em dia já é comprovado cientificamente o benefício do perdão para nossa mente, nosso sistema nervoso, nosso coração.

Atualmente se fala de justiça restaurativa. Um sistema que visa colocar frente a frente a vítima e o infrator. O objetivo é justamente este de superar sentimentos de ódio, de rancor e a conversão da pessoa que praticou o crime.

Às vezes, perde-se a cabeça, comete-se um crime e logo vem o arrependimento, a consciência do mal que praticou e suas consequências naturais.

Temos muitos exemplos de pessoas que se convertem, se arrependem. Um exemplo clássico é o caso do assassino da jovem Santa Maria Goretti, que, preso, se converteu e inclusive estava presente na canonização dela em Roma.

Um livro que me marcou profundamente foi “Liberte-se perdoando” de Carlos Afonso Schmitt, que nos ensina a perdoar no dia a dia. Afirma o autor que o perdão nos liberta, nos ajuda em nossa vida espiritual, cristã, familiar, social, em todos os sentidos, nas mais variadas situações. No relacionamento familiar, na sociedade, no trabalho, em qualquer lugar.

Além do perdão individual, podemos falar também do perdão social. O perdão passa pelo diálogo, pela compaixão, pela reparação. Quantas guerras seriam evitadas se houvesse diálogo, negociação, em vez de ganância, ambição, ódio no coração.

Estamos no mês da Bíblia. E a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de ensinamentos para o bem viver, para uma vida feliz e saudável.

Perdoar faz bem. O perdão nos torna felizes.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가
bottom of page