Nesta segunda-feira no Blog do Alex Fraga abre espaço para o artigo do pantaneiro atualista, Armando Arruda Lacerda, com um belo e sensível texto intitulado "O Rio Voador do Pantanal obedeceu a seu Senhor !",
O Rio Voador do Pantanal obedeceu a seu Senhor!
Os primeiros “clientes” do Porto São Pedro foram o casal Margi e Gérard Moss, com quem passamos no redário o Natal de de 2003 , e coletamos amostras de águas e sedimentos de nossas baías e Corixos, dentro do projeto Águas do Brasil, que se desdobrou mais tarde em Rios Voadores e Sete Rios.
No final de 2023, recebemos a visita da Margi após um “Cruzeiro Ecológico”, onde ela não compreendia a má vontade com que a empresa tentou, literalmente, esconder a existência do Porto São Pedro, e após muita insistência, os piloteiros resolveram atender parcialmente e levá-los ao Corixo do Mata Cachorro, à noite. Aquela hora os mosquitos impossibilitaram o que os turistas desejavam fazer e condoídos pela situação, resolveram desobedecer às ordens expressas e levaram o pequeno grupo de amigos para rápida cerimônia na árvore do Porto São Pedro, onde entre canções e orações, foram as cinzas de Gérard de forma discreta, incorporadas definitivamente à composição das águas do Rio Paraguai e do Pantanal…
Neste Porto São Pedro novamente arrodeados pelo fogo oriundo das “áreas protegidas” clamamos debaixo da mesma árvore para que o bem vencesse o mal por milagre de uma chuva, como ocorrido outras vezes, eis que no meu entender, um rio voador, como se fosse habilmente pilotado pelo espírito de Gérard , contrariando todas as previsões meteorológicas , cortou longitudinalmente o Brasil e trouxe chuva ao incendiado Pantanal. LANÇAMENTO NA SEGUNDA (17) Governo de MT em Poconé, antecipa Chuva do Cajú , chuva de Santa Rosa, chuva de São Pedro, chuva de São Sebastião, chuva de São Miguel, chuva do inesquecível Comandante Gérard Moss, o certo é que o Senhor Onipotente , que cuida de todas as coisas que criou e principalmente do Pantanal e dos pantaneiros, envia dos céus um magnífico sinal, que poucos entenderão…
Os incêndios permanentes em Parques, Reservas, Rppns, APAs e outras formas de áreas protegidas, modelo importado por um lobby de ongs estrangeiras que o impuseram ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, no caso do Pantanal fartamente demonstrado que sempre terminam em inapagáveis incêndios, até haver alguma forma de intervenção sobre humana que cause chuva.
Muito mais do que comemorações por algo que certamente imaginam ter ocorrido por pura sorte, deveriam todos ao menos aproveitar esta lição, na verdade um exíguo intervalo de tempo até os próximos incêndios, para que se consiga rever a estupidez dos preconceitos, mitos e narrativas acumuladas por quem obtém ganhos com este destrutivo modelo atual, objetivando espoliar e expropriar o que séculos da cultura pantaneira solidariamente construiu de Conservação. DE MT PARA O MUNDO; Pedindo a todos que orem pelo pantaneiro Emiliano, lutando pela vida em CTI, ferido pelo fogo que tentava combater fazendo aceiros na fazenda da Nhecolândia onde era colaborador, deixamos a despedida de nossa querida Margi, como a mais sincera homenagem que poderíamos imaginar a Gérard Moss, o eterno piloto dos Rios Voadores:
“- Uma vida muito bem vivida. O mundo aos seus pés foi bem visitado, o céu para ti era sempre infinito. A luta em favor do meio-ambiente foi árdua e continua. Você deixou um buraco imenso que nunca vamos conseguir preencher. Seu lugar no meu coração é eterno. Segue em paz, meu amor, nas asas do vento”.
O Pantanal só expõe com humildade , jamais impõe com arrogância.
Armando Arruda Lacerda
Uma leveza . Gostei.
Paulo Henrique Moura.
Campo Grande MS
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️💪🏾💪🏾💪🏾💪🏾👏👏👏
Caramba. Lindo demais esse texto. Parabéns.
Fernanda Lemes - Corumbá MS