top of page

Artigo - O Bom Pastor, por P. Osmar Resende

Foto do escritor: Alex FragaAlex Fraga

Atualizado: 7 de jun. de 2022

O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) é intitulado O Bom Pastor.

O BOM PASTOR

Osmar Resende SDB


Celebramos hoje o Domingo do Bom Pastor. Uma das primeiras imagens de Jesus, de que se tem notícia, é a figura do Bom Pastor, encontrada nas Catacumbas em Roma, em que Ele é apresentado como um pastor, carregando uma ovelha nas costas.

Quais as características de um bom pastor? O próprio Jesus nos afirma: o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas. E foi o que Ele justamente fez. Defende as ovelhas do ladrão, do lobo, do animal feroz. De tudo aquilo que nos leva ao mal, ao mau caminho, à infelicidade. Não é como o mercenário, que na hora do perigo foge, abandona as ovelhas.

O bom pastor conhece suas ovelhas e elas O conhecem, pelo cheiro, pela voz, pela proximidade. E assim o bom pastor cura suas ovelhas, vai atrás da ovelha desgarrada. Como no Salmo 22(23), podemos confiar no Senhor, pois Ele é o pastor que nos conduz, que nos leva até águas refrescantes, pastagens que alimentam, fortalecem nosso viver. Dessa forma, o próprio Jesus nos dá o exemplo, cuidando com carinho dos enfermos, curando, se aproximando dos pecadores, das ovelhas desgarradas, dos discriminados, perseguidos, condenados, abandonados.

A Igreja nos apresenta tradicionalmente como pastores o Papa, os bispos, os presbíteros. Mas o próprio Papa Francisco atualmente nos pede para superar as divisões entre sacerdotes e leigos. E daí vem o sínodo, a sinodalidade.

No Dia Mundial de Oração pelas Vocações o Papa pede para contribuirmos para a paz, a harmonia em um mundo tão marcado pela violência, inclusive pela guerra.

Deus vê no interior de cada pessoa suas potencialidades. Vê em Simão pescador aquele que seria o apóstolo Pedro, futuro chefe da igreja nascente. Vê em Levi, cobrador de impostos, o apóstolo evangelista. Vê em Saulo, perseguidor dos Cristãos, Paulo Apóstolo dos gentios, das nações.

Como o escultor revela a linda imagem que está no interior da pedra como sua obra prima, Deus vê no mais íntimo do coração da pessoa aquilo que ela pode ser, viver, experienciar.

O sábio vê no ovo, o voo da águia. Vê na crisálida a linda borboleta. No pecador um futuro santo.

Somos chamados a compor juntos um lindo painel, ou como os tijolos de uma construção, uma linda catedral.

Sim, viver e trabalhar juntos por um mundo melhor, mais humano, mais feliz, mais fraterno. Esse é o sonho de Jesus, nosso bom pastor.

E nada melhor pra rematar tudo isto do que a vocação de MÃE, chamada a dar à luz, a vida, o ternura, o amor

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page