top of page

Artigo - Jesus, o Profeta dos profetas, por P. Osmar Resende

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • 9 de fev.
  • 2 min de leitura


Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete (Primavera do Leste - MT), P. Osmar Resende, com "Jesus, o profeta dos profetas".


JESUS, O PROFETA DOS PROFETAS

Osmar Resende sdb


Vimos no Evangelho (Lc 5,1-11), a pesca milagrosa de Jesus. Jesus chega às margens do Lago de Genezaré, rodeado de uma multidão de pessoas. Jesus prega de cima de um barco à multidão presente. Depois convida Pedro, Tiago e João a remar o barco em direção a águas profundas. A princípio eles resistem, mas em atenção à vontade de Jesus, lançam-se ao mar com suas redes e pegam peixe em abundância.

Os apóstolos ficam admirados. E uma vez mais tomam consciência de estarem diante de um grande profeta.

Ficam atemorizados. Depois Jesus acalma: Não tenhais medo. E a Simão Pedro: “Não tenhais medo. De agora em diante sereis pescadores de homens.”

Diante desse fato, os três discípulos “deixaram tudo e seguiram a Cristo”.

O povo tinha e ainda hoje tem sede e fome de Deus. É necessário, portanto, que haja pessoas dispostas a levar a Palavra de Deus, até os confins da Terra.

O povo espera de seus “profetas” a atitude humilde de reflexão da Palavra de Deus, desse Deus bom, amoroso.

Pedro é um pescador rude, mas decidido, que se põe a caminho com Jesus, anunciando o Reino de Deus.

Ao longo do caminho vão encontrando todo tipo de pessoas. Jesus é o Profeta dos profetas. Aquele que fala abertamente do Reino de Deus, com fé e coerência radical, sem discriminação alguma.

Pedro se reconhece pecador, diante de Jesus. Assim também nós devemos ter a humildade de reconhecer nossos erros, sabendo que a observância dos mandamentos nos leva à realização de nosso próprio bem, de nossa felicidade.

Jesus várias vezes recomenda: “Não tenhais medo”. Todos nós temos nossos medos. Sofremos angústia, ansiedade. Jesus nos propõe a felicidade. E, para alcançá-la, temos que lutar com todas nossas forças, reconhecendo nossas faltas e procurando sempre caminhar nos caminhos de Deus.

Avançar para águas mais profundas. Penetrar no mais profundo de nosso ser, de nossa alma, em busca do sentido da vida, da existência, sempre em consonância com Deus.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page