
Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete (Primavera do Leste MT), P. Osmar Resende, sdb, com "Jesus, cura nossa surdez".
JESUS, CURA NOSSA SURDEZ
Osmar Resende sdb
Estamos no mês de setembro, mês da Bíblia, da Palavra de Deus. E ao mesmo tempo, vivemos o Setembro Amarelo. Nessa época florescem os ipês multicoloridos, destacando-se os amarelos com toda sua belezura. Mas também recentemente levantamos um alerta para os problemas de depressão e suicídio, cada vez mais comum em nossa sociedade. E se convencionou denominar esta campanha de SETEBRO AMARELO.
E aí vem o Profeta Isaías: “Dizei às pessoas deprimidas: ‘Criai ânimo. Não tenhais medo’” (Is 35,4).
No Evangelho de Marcos (Mc 7,31-37) Jesus encontra um surdo mudo, toca-lhe o ouvido com os dedos, e a língua com sua saliva. E dando um grande suspiro diz: “efatá´”, que quer dizer abre-te.
Por sua vez Tiago (Tg 2,1-5) nos convida a não fazermos acepção de pessoas.
Diante disso, somos convidados a escutar o irmão. Compadecer de sua dor, de seu sofrimento. Outro dia fui na UPA fazer uma consulta. Fiquei uma hora na sala de espera. E aí a gente vê a dor, o sofrimento do povo, das pessoas. Cada um com seus problemas de ordem física, psicológica, espiritual. Todos buscando um alívio para seu sofrimento.
Muitas pessoas mergulham em seu isolamento, deixam-se levar pela rotina, não encontram um sentido para a vida. E diante do sofrimento acabam dando um fim à vida.
Jesus frequentemente dizia: “Não tenhais medo”. E disse ainda: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e meu fardo é leve” (Mt 11,28-30).
Hoje muitas pessoas mergulham em sua solidão e não veem uma luz no fundo túnel. A comunicação interpessoal é imprescindível para nossa sobrevivência física, psicológica, espiritual.
Jesus está disposto a nos ajudar, mas ele nos diz: “Efatá... Abre-te” Somos, pois, convidados a nos abrir, se queremos ser curados. Curados de nossa surdez, de nossa solidão inconsolável. Pessoas há, que apesar do isolamento, da prisão, não perderam o sentido da vida. É o caso do grande Victor Frankl que depois de sua experiência em quatro campos de concentração escreveu “Em busca de Sentido”, isto é: do sentido da vida.
De um lado devemos abrir nossa mente, nosso coração com nossos irmãos. E, ao mesmo tempo, estarmos dispostos a “escutar”. Escutar o esposo, a esposa, o filho, a filha, o amigo, a amiga... enfim qualquer pessoa que esteja ao nosso alcance e que precise de nossa ajuda. Temos pessoas e lugares especializados para atendimento de pessoas que necessitam, em primeiro lugar, de serem ouvidas, amadas, aceitas, queridas.
Em várias paróquias por esse Brasil a fora temos a Pastoral da Escuta, inclusive aqui em Primavera do Leste, na Paróquia Nossa Senhora da Salette.
Comments