top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Festa de Santos Reis, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o P. Osmar Resende, sdb, pároco da igreja Dom Bosco, de Guarapuava (PR), com Festa de Santos Reis.


FESTA DE SANTOS REIS

Osmar Resende SDB


A festa dos Santos Reis pra mim é uma data marcante. Coincidentemente no dia 06 de janeiro (dia dos Santos Reis) era ordenado presbítero em minha querida cidade de Mineiros, Goiás.

Esta festa, segundo alguns, remonta aos antigos egípcios, às festividades dedicadas ao Deus Sol. Mas certamente sua origem mais próxima provém da colonização portuguesa. Envolve músicos, instrumentos, cantores, a bandeira e onde é mais solene, trajes típicos da festa.

Antigamente era dia santo, feriado. Mas uma vez que foi abolido o feriado, a CNBB, em nome da Igreja transferiu para o domingo seguinte, quando não coincide com o dia 6 de janeiro.

Em Alto Araguaia, Mato Grosso, consegui que os foliões encerrassem na igreja, na Solenidade da Epifania do Senhor, pois, geralmente, fazem por própria conta, por tradição, fora dos muros da igreja. E foi uma manifestação muito bonita, que deixou recordações.

Na Epifania lembramos justamente a manifestação de Deus à humanidade. A universalidade da salvação. O ouro a representar a humanidade de Cristo, o incenso, sua divindade e a mirra, seu sofrimento libertador.

O Papa Francisco questiona: onde está o Senhor? Onde estão os buscadores de Deus? É difícil hoje encontrar tempo e disposição para a adoração de Deus. A adoração requer admiração, amor, atitude de entrega diante do Mistério, diante de Deus.

Vivemos uma dialética na humanidade, em que sonhamos com a paz, com a justiça, em que vislumbramos a esperança e momentos de retrocesso, de guerra, de violência, de ódio.

O cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, nos lembra o compromisso de discípulos missionários, de uma Igreja em saída, a exemplo dos reis magos que saíram de sua terra, guiados por uma estrela.

Como eles somos convidados a sermos buscadores de Deus, no mais profundo de nosso ser e nas mais variadas circunstâncias da vida, do mundo, da sociedade, da Igreja.

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page