
Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da igreja Nossa Senhora do Salete, de Primavera do Leste (MT), Osmar Resende, sdb, com "Fazer o Bem".
FAZER O BEM
Osmar Resende sdb
No Evangelho de Marcos (Mc 2,23-3,6) vemos Jesus repreendido pelos fariseus porque seus discípulos colhiam espigas de trigo em dia de sábado.
E, além do mais, na sinagoga cura um homem com a mão seca.
Ora, no Livro de Deuteronômio (Dt 5,12-15) está prescrito que se deve guardar o sábado, não fazendo trabalho algum, para santificar, para descansar, dedicando ao Senhor.
Jesus questiona: É lícito fazer o bem ou o mal?
No caso do homem da mão seca, atrofiada, Jesus chama o homem (não sabemos seu nome) para o meio da sinagoga. E questiona o pessoal: É lícito fazer o bem ou o mal no sábado? Como ninguém respondeu Jesus manda o homem estender a mão e cura instantaneamente.
E argumenta: “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.” Num sentido mais amplo poder-se-ia dizer. A Lei foi feita para o homem e não homem para a Lei.
Ainda hoje temos pessoas de coração duro, de visão curta, legalista, fundamentalista.
Jesus tinha convicção do que dizia e fazia. E por isso não temia ninguém, a perseguição e até a própria morte. Aliás, foi um dos motivos para sua condenação à morte.
São Paulo na Carta aos Coríntios (2Cor 4,6-11) dá o seu testemunho: “Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos... apuros, perseguições”, prisões, tortura, morte por causa de Cristo.
Levamos um tesouro em vasos de argila, ou seja: carregamos o mistério da Palavra, da presença de Deus, de Cristo em nossos corações, mas estamos sujeitos a todo tipo de incompreensão, perseguição, por causa do Reino de Deus.
Mas não podemos e não devemos temer porque Cristo Ressuscitado continua conosco, bem como seu Espírito e o Pai de Bondade nos inspira, nos dá força, coragem para superar os desafios do dia a dia.
Belíssimo texto...