Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do P. Osmar Resende sdb, pároco da cidade de Guarapuava (PR), com seu: Emanuel, Deus Conosco
EMANUEL, DEUS CONOSCO
Osmar Resende SDB
O Natal se aproxima. Celebramos uma vez mais a vinda do Senhor Jesus em forma de criança: o Menino Jesus.
Celebramos o Mistério da Encarnação. Na cultura judaica, como nas demais culturas antigas, o nome da pessoa tem um significado especial, caracterizando sua missão, algum evento importante do momento, sua genealogia. Enfim, exprime, de certa forma, sua identidade.
Assim é que hoje Mateus nos apresenta Jesus como o Emanuel, Deus Conosco, anunciado por Isaías (Is 7,10-14). Jesus se torna um de nós, se encarna, assume nossas dores, nossos sofrimentos e nos faz despertar para a esperança.
Seu nome verdadeiro é Yeshua, ou seja, nosso Salvador, nosso Redentor, Libertador.
Outros nomes, outros títulos são atribuídos a Jesus: Filho do Homem, Filho de Davi, Filho de Deus, para exprimir sua realidade humana e divina e ao mesmo tempo sua dimensão histórica. Jesus é anunciado e esperado como o verdadeiro Messias. Inclusive João Batista preso em Maqueronte manda emissários perguntar a Jesus se Ele é realmente o Messias anunciado. Jesus simplesmente recomenda a eles ver os sinais messiânicos: “os cegos recuperam a vista, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados” (Mt 11,4-5).
Jesus, por sua vez diz que é o Caminho, a Verdade, a Vida. Apresenta-se ainda como o Bom Pastor, como a Luz do Mundo.
Hoje destacamos a figura de EMANUEL, DEUS CONOSCO. São João Evangelista nos dá a melhor definição de Deus: Deus é Amor. E se Jesus é Emanuel, Deus Conosco, significa que Ele veio manifestar o amor de Deus por nós, veio estabelecer sua morada conosco, envolvendo-nos de amor e santidade.
Assim, devemos acolhê-lo em nosso coração. Para isso precisamos encontrar espaço, momentos de silêncio, para interiorizar e, partindo para a ação, manifestar essa presença amorosa de Deus no meio de nós.
Neste sentido, Maria é nossa companheira em nossa expectativa messiânica. Ela que recebeu em seu próprio ser o Messias esperado, tornando-o Emanuel, Deus Conosco, Jesus o Cristo, nosso Salvador.
Comments