top of page

Artigo - As bem aventuranças, por P. Osmar Resende

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • há 9 horas
  • 2 min de leitura

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da igreja Nossa Senhora do Salete (Primavera do Leste). P. Osmar Resende, sdb, com "As bem aventuranças"


AS BEM AVENTURANÇAS

Osmar Resende sdb


As receitas de felicidade vão aos extremos. Alguns pregam a renúncia a todo desejo. Libertar-se de qualquer desejo. Viver no nirvana. Outros, ao contrário, aconselham a curtir o máximo, prazer pelo prazer, a cada instante. O importante é curtir o momento presente hedonisticamente.

Jesus no Sermão da Montanha nos propõe as bem-aventuranças (Mt 5,1-12). Vamos na contramão do mundo.

Enquanto o mundo proclama felizes os poderosos, aqueles que exploram seu irmão, Jesus nos diz: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”

Enquanto vemos tanta violência: física, psicológica, Jesus nos diz: “Bem-aventurados os mansos porque possuirão a terra”.

Quando vemos tantas injustiças, fruto da ganância, da ambição, Jesus afirma: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”. E acrescenta: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.”

Em nossos dias, há tantas manifestações de vingança e Jesus nos diz: “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.”

Em contraposição ao hedonismo, a busca do prazer pelo prazer, sem compromisso com a vida, com as pessoas, Jesus proclama: “Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”.

Pipocam guerras por todo lado, por motivos injustificáveis. E Jesus nos diz: “Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”.

E Jesus acrescenta: “quando vos injuriarem e mentirem, disserem todo mal contra vós, alegrai-vos e exultai porque grande será a vossa recompensa nos céus”.

O Profeta Sofonias já exaltava os humildes, os pobres, os justos, os humildes (Sf 2,3; 3,12-13).

São Paulo, escrevendo aos coríntios, nos fala da verdadeira sabedoria: a prática da justiça, da santificação, da libertação física, psicológica, espiritual e até mesmo social (1 Cor 1,26-31).

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page