Artigo - Alegrai-vos, por P. Osmar Resende
- Alex Fraga

- há 9 horas
- 2 min de leitura

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete (Primavera do Leste MT), P. Osmar Resende, sdb, com "Alegrai-vos"/
ALEGRAI-VOS
Osmar Resende sdb
Apesar de todos os problemas, nossas angústias e ansiedades, Deus nos convida a alegrarmo-nos.
Isaías nos anuncia o Servo Sofredor, sua paixão, seu abandono, sua ignomínia. Mas hoje nos anima, nos encoraja (Is 35,1-10). De fato proclama: “Alegra-se a terra... Exulte de alegria... criai ânimo... não tenhais medo”. O Messias virá para salvar. Não para condenar. Na era messiânica os cegos vêem, os surdos ouvem, os mudos falam.
O Evangelho de Mateus (Mt 11,2-11) nos apresenta João Batista preso em Makeronte, por conta da história de Herodíades. Ao ouvir falar dos prodígios de Jesus, envia seus discípulos a perguntar se ele é o Messias anunciado pelos profetas.
Jesus simplesmente manda um recado. “Conte a João o que vocês estão vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados”. Sinais do Messias, da era messiânica.
João Batista veio preparar os caminhos do Senhor. João Batista é apresentado por Jesus como o maior dos profetas.
O apóstolo Tiago (Tg 5,7-10) nos fala do agricultor que espera a chuva. Espera e persevera. E nos convida: “Também vós ficai firmes. Fortalecei os corações como os profetas.”
Assim também nós somos convidados a não perdermos a esperança. Alegrai-vos... Exultai... Deus está conosco. Vamos celebrar a vinda do Senhor, mas ele já está no meio de nós. Presente está em nossas consciências, em nosso coração, em nós mesmos, em nosso irmão ou irmã que encontramos pelo caminho.
O Senhor já veio, mas virá em sua plenitude, no gáudio eterno, na alegria perene, na eternidade.
Somos chamados a entrar em comunhão com o próprio Deus, através de seu filho, Jesus, por obra do Espírito Santo.
ALEGRAI-VOS NO SENHOR!





Comentários