top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Arte - Top Circo estreia na Vila Nasser onde faz últimas 10 apresentações gratuitas

*** Lucas Arruda


Com alegria, fantasia e ousadia, o projeto “Temporadas no Picadeiro Mágico Top Circo” chega ao último mês de apresentações, na Vila Nasser. Serão 10 sessões gratuitas no bairro, abertas ao público em geral e em escolas da região. Nesta quarta-feira (5), a partir das 20h, eles recebem o grupo Circo do Mato para engrandecer o espetáculo. Na quinta-feira (6) também haverá apresentação gratuita do Top Circo, também às 20h.


O projeto foi contemplado com recurso do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), oriundo da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da SECTUR (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).O projeto começou em março no bairro Dom Antônio Barbosa. De lá pra cá ficou ainda um mês no Lageado e mais um mês no Portal Caiobá. Desde o início todas as apresentações foram gratuitas, fazendo com que pessoas de baixa renda tenham acesso à cultura circense.


“Foi muito gratificante vir aqui. Volto pra casa tarde, não tenho como levar meus filhos para assistir algo interessante, o circo foi a oportunidade perfeita”, afirma Laura Diniz, que estava com os três filhos na última apresentação que aconteceu no Caiobá.

Para Hugo, itinerar por diferentes regiões de Campo Grande promove acesso e oportunidades para a população que vive na periferia da cidade, já que na maioria dos casos as famílias têm uma renda financeira pequena e grande dificuldade para fruir os bens culturais.


Circo “Sem Lona” - Além dos tradicionais números circenses que o circo promove, como malabares, tecido, lira americana, entre diversos outros, hoje haverá uma apresentação especial. O grupo Circo do Mato se apresenta como o espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim”. Para o proprietário do circo é muito importante ter apresentações de artistas de fora de seu circo. “Sempre sinto uma energia forte do público com os artistas que vem, sempre gostam bastante. Fazer este intercâmbio, com artistas do ‘circo sem lona’, é muito interessante”, frisou.


História - O Top Circo é o único circo de lona itinerante de Mato Grosso do Sul ainda ativo. A família Perez tem artistas circenses há pelo menos 4 gerações, por isso as 4 temporadas do projeto. Ele foi criado como Circo Real Pantanal ainda na década de 1950 e perdura desde então. “Este projeto é importante tanto para preservar a história da minha família, quanto para não deixar a cultura circense morrer. É muito bom ter o resgate de nossa cultura e compartilhá-la com o público sul-mato-grossense”, garante Hugo.


Ingresso solidário - No dia 22 de fevereiro um incêndio atingiu um trailer dos proprietários do circo quando estavam instalados no Jardim Los Angeles e a família Perez perdeu grande parte do que tinha, incluindo material de trabalho, equipamentos, comida e roupas.


*** Lucas Arruda é jornalista


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page