top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Arte - Divulgada lista das selecionadas para pintar muros de escolas

Projeto “Agenda 2030: ODS nos Muros” - Cada uma das artistas retratará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ganhará cachê de R$ 4 mil....

*** Lucas Arruda*** - - - -


Foi divulgado pelas redes sociais do projeto “Agenda2030: ODS nos Muros” os nomes das 17 artistas, mulheres, selecionadas para pintar muros de escolas da rede pública de ensino de Campo Grande. Cada uma deve retratar um dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU. As artistas receberão um cachê de R$ 4 mil pelo trabalho.


Foram 68 artistas inscritas na chamada pública aberta pelo projeto no início de junho e finalizada no dia 4 de julho. Dentre elas foram selecionadas 17: Alice Hellmann, Barbara Dantas Amaral, Bruna Corrêa de Souza Maia, Daniela de Castro Pinto, Érika Souza Pedraza, Gabriela Bonifácio de Barros, Isabella Beatriz de Abreu, Jaqueline Cabral da Silva Souza, Letícia Duarte Ferreira Maidana, Maria Angélica Chiang, Maria Auxiliadora Bezerra, Maria Carolina Ferreira de Sousa, Natacha Figueiredo Miranda, Nathalya Botelho Escobar, Patricia Gomes Helney, Patricia Miranda de Oliveira Ferreira e Thalita Neres Valiente.


Para colorir os muros as artistas terão os temas sorteados e a partir daí cada profissional criará a sua obra em uma área que varia de 6m² a 10m². A proposta central do projeto é integrar os ODS aos temas escolares e envolver alunos e professores de forma direta. Por meio da arte nos muros das escolas, pretende-se despertar o interesse dos estudantes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estimular uma discussão sobre questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

A seleção foi feita pelos produtores culturais Júlia Basso, produtora da Fuá Produções, realizadora do projeto, e Bernardo Bravo, Giusy de Luca, co-realizadores do projeto. Para a curadoria, os três levaram em conta diversos aspectos, além do portfólio das artistas. “Tem algumas com mais experiência em mural, outras nem tanto, tivemos um olhar bastante amplo em relação às artistas”, conta Júlia.


Um dos principais pontos de avaliação foi a diversidade. “Buscamos uma diversidade de linguagens, diversidade de corpos, olhamos para a orientação sexual e a cidade em que essas mulheres moram ou nasceram. Eram muitos trabalhos bons, mas acho que conseguimos diversificas bem, tanto na questão de trabalho quanto de corpos”, pontua.

Ainda foram selecionadas 10 artistas como suplentes, caso alguma das 17 não possa realizar o trabalho. Elas são: Marilea Ferreira Armôa Gomes, Eliane Fraulob Mattos, Luana Fumagalli, Francyele Rodrigues Barros, Aurea Cristina de Brito de Souza, Ligia Rocha Zeolla Vieira, Kimberly Weiss Calves, Thalya Ariadna Palhares Veron, Paloma Kaper Cruz da Rosa e Beatriz Perez.


A realização do projeto é fruto da parceria da Fuá Produções com a Mucha Tintas e Bernardo Bravo Produções e conta com financiamento do FIC - Fundo de Investimentos Culturais - da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), órgão ligado ao Governo do Estado.


*Serviço –* Para mais informações sobre o projeto “Agenda 2030: ODS nos Muros” nas redes sociais: no Instagram e Facebook, @fuaproduções ou pelos sites www.fuaproducoes.com.br/. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail contato@fuaproducoes.com.br.


*** É jornalista

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page