• Alex Fraga

Van Filosofia - Série de TV traz histórias reais e grandes temas da humanidade

Por - Fernanda Kunzler ***



Uma série nacional para a TV, com cinco episódios, está sendo filmada na capital. A proposta é popularizar a filosofia para mostrar o que há de filosófico na realidade do nosso cotidiano. Sentados em uma van transformada em estúdio itinerante, os convidados, uma apresentadora e um filósofo percorrem as ruas da capital no projeto Van Filosofia. Fazem compras no Camelódromo, passam por favelas, vão para praças, para uma aldeia indígena, veem a cidade e são vistos por ela. Tudo para mostrar que há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. Principalmente nas relações humanas.

A Van Filosofia abre as portas para pessoas comuns da sociedade, de todas as cores, níveis sociais e idades. Embarcam de coração aberto para viajar pelas ruas da cidade, compartilhando suas experiências de vida. É uma roda de conversa, que abre oportunidades de pessoas bem diferentes entre si conversarem. E o resultado é surpreendente: é possível sim, dialogar.


O filósofo, Josemar de Campo Maciel, e a apresentadora, Thais Umar, também formada em filosofia, fazem a ponte entre as questões colocadas pelos passageiros com as teorias filosóficas. Mostram como grandes temas da humanidade continuam atuais, ainda sofremos ou nos alegramos pelos mesmos motivos. É uma investigação filosófica no cotidiano da população. O que tem de pessoal, social e histórico nas nossas escolhas.


São cinco episódios: o Eu e o Outro – preconceito, intolerância e violência. As Relações Humanas - amor, sexo, casamento e internet. A Van Filosofia trata de Ética, o bem e o mal - corrupção, o jeitinho brasileiro e responsabilidade social. Passa também pelo Ser ou Ter - consumo ou felicidade? Ou os dois? E não poderia faltar o debate sobre o tempo: Que Pressa é Essa? Uma abordagem sobre a vida, a morte e a forma como levamos a nossa vida.


A Van Filosofia já percorreu inúmeras ruas e muitas histórias em doze dias de gravação. Neste final de semana, dias 05 e 06 de março, será gravado o último episódio da série, que deve chegar às televisões no ano que vem. O projeto é financiado pela ANCINE, selecionado em edital nacional do PRODAV para TVs Públicas. Dirigida pelas irmãs Bigattão, as jornalistas Rosiney Bigattão e Lu Bigatão Rios, a série é produzida por Nadja Mitidiero e Carlos Diehl assina a produção executiva.


UM ESTÚDIO EM MOVIMENTO

Por onde a van passa, chama a atenção: a direção de arte da artista visual Venise Paschoal de Melo é uma viagem à parte pelo mundo da filosofia. Elementos que lembram os conceitos filosóficos das mais variadas escolas se reúnem de forma atual, com texturas e cores vibrantes. Uma mistura de estilos que mescla o retrô, a pop arte, e o tecnológico para homenagear os tantos séculos de história percorridos pela filosofia.

Depois de muita pesquisa, a cenógrafa Márcia Gomes conseguiu viabilizar o projeto que encanta tanto os passageiros. Fernanda Kunzler foi responsável pela pesquisa dos personagens. Ela teve um grande desafio, de conciliar histórias reais com perfis bem definidos para abranger o máximo de representatividade dos brasileiros, em todas as suas sutilezas. Os temas dos episódios são também para a figurinista Fran Gadotti escolher os trajes para todos que embarcam nessa viagem filosófica.



A van se transformou em um verdadeiro estúdio de televisão. Ela foi toda adaptada para viabilizar boas imagens e qualidades de som. Além dos personagens convidados, filósofo e apresentadora, viajam na Van Filosofia o diretor de fotografia Giuliano Gondim, que coordena os cinegrafistas, os operadores de som, diretoras e técnicos. O som direto é captado por Vitor Zan, também responsável pela trilha sonora.

Em cada parada, tudo é pensado. A paisagem do entorno, a posição do sol, o melhor horário para gravar. As locações ficam a cargo de Rafael Lambert, que escolheu cada uma de acordo com uma série de necessidades: o tema, a afinidade com a história dos personagens, a integração entre a filosofia e a realidade. Até o cantar das cigarras foi levado em conta na escolha das locais para a Van Filosofia fazer do lugar a sua parada – tudo marcado por um totem, como uma parada de transporte coletivo. Afinal, a Van Filosofia quer ser isso mesmo: movimentar pensamentos e crenças mesmo quando está parada. Uma provocação constante entre o que somos e o que queremos ser. Que mundo estamos construindo com nossas histórias pessoais que são também universais?


A MAIORIA DOS PROBLEMAS COLETIVOS E NÃO INDIVIDUAIS


Participam do projeto 35 personagens. Foram meses de pesquisa até encontrar as pessoas certas para falar de determinados assuntos, para que a abordagem fosse ampla e representativa. São professores, donas de casa, artistas, recicladora, vendedores, produtora rural, ambientalista... Representantes de diversas categorias profissionais e classes sociais. Eles foram escolhidos pelas suas histórias de vida, pela sua vontade e capacidade de compartilhá-las. O intuito do projeto é promover a reflexão, questionar o valor que damos as coisas, ajudar no autoconhecimento e melhorar a convivência entre as pessoas.


FICHA TÉCNICA


Investimento: Ancine BRDE

Realização: Filmadelas

Direção e roteiro: Rosiney Bigattão e Lu Bigatão Rios

Produção Executiva: Carlos Diehl

Diretora de Produção: Nadja Mitidiero

Apresentadora: Thais Umar

Filósofo: Josemar de Campos Maciel

Direção de Arte: Venise Paschoal de Melo

Cenografia: Márcia Gomes

Pesquisa de personagens e coordenação de elenco: Fernanda Kunzler

Diretor de Fotografia: Giuliano Gondim

Captação de imagens: Ewerton Ricardo Souza Pereira, Lucas Echeverria e Rafael Torres

Captação de Som Direto: Vitor Zan

Produtor de locações: Rafael Lambert

Figurino: Ana Rita Moraes e Francielle Gadotti

Maquiagem: Anderson Domingos

Produção de arte: Francielle Gadotti

Edição e Finalização: Reginaldo Lacerda

Edição de Texto: Rosiney Bigattão

Colorização: Erick Hirata

Assistentes de Produção: Ana Letícia Moura, Carlos Victor Diehl e Alessandra de Moura

Still: Henrique Arakaki

Making Of: Lucas Baldan

Controller: Mazé Gutierrez

Motorista: Karina Ramos


*** É jornalista


141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo