• Alex Fraga

Turismo - Pescaria dos Sonhos no Pantanal pela Igaratá Turismo (parte2)

No comando do Barco Hotel Barão do Lago, a experiência de "Seo Maneco", 76 anos e 56 anos de Pantanal. https://igarataturismo.com.br/


(Fotos: Valentim Manieri)

"Temos que ter respeito com o tempo e a natureza". É assim que o comandante do Barco Hotel Barão do Lago, da Igarapé Turismo, Manoel Dias de Souza, de 76 anos, conhecido por todos na região pantaneira por "Seo Maneco", define suas constantes viagens pelo rio Paraguai há 56 anos. Esse mato-grossense, nascido em Cáceres (MT) e que veio para Corumbá (MS) com apenas 7, tem inúmeras histórias para contar na viagem. Conversar com ele é muito interessante e gratificante na viagem. Para se ter uma ideia, "Seo Maneco" foi o primeiro comandante de barco de turismo no Estado, com o Barco Hotel Cabexi.


"Não devemos ser imprudentes com absolutamente nada. Nesses anos, nunca tive problema algum, pois tenho respeito com a natureza e o tempo. Temos vidas à bordo e a preocupação tem que ser redobrada. Apesar de conhecer cada canto desse rio, sou rigoroso quando navego. Nos barcos hotel da Igaratá Turismo fazemos o possível e o impossível para que tudo corra conforme o planejado e que todos os pescadores e turistas façam uma viagem inesquecível. Os pontos negativos que estou notando nos últimos tempos são: a devastação da floresta e as queimadas. Nunca tinha visto algo parecido como o que está ocorrendo agora", comenta.


Equipe humanizada e experiente

Na viagem pelo rio Paraguai - Pantanal, a equipe de bordo do Barco Hotel Igaratá Turismo mostrou-se extremamente competente e atenciosa. Vale ressalvar o atendimento humanizado e acolhedor por parte de todos os colaboradores da empresa. Algo que vem desde o responsável pelas máquinas até o comandante. Uma educação e atenção que normalmente não é muito comum em muitos lugares neste país. Todos trabalham com alegria. Tudo porém tem o olhar do jovem empresário Danilo Esteves, que mesmo na pior crise da pandemia, não demitiu ninguém.

Alguns desses pantaneiros experientes e que dão suporte no Barco Hotel Barão do Lago, sempre estiveram atentos em tudo na pescaria esportiva. Entres eles: Airton Lima Rodrigues. o "Casquinha", garçom com 30 anos de trabalho: um dos mais animados e que deixa todos bem à vontade, com brincadeiras e piadas diversas, mas com um profissionalismo ímpar. Álvaro Matos , "PC", também garçom, com 24 anos de trabalho, um pouco mais contido, mas vai na mesma linha de pensamento e responsabilidade. Marcelo da Guia Silva: chefe de cozinha, com 21 anos de experiência. As refeições sob seu comando são especiais e com um toque inigualável. Comida tipo "masterchef". Luiz Otávio Alípio de Moras, "Orelha", 22 anos de rio Paragua,i piloteiro que conhece cada canto da região, como outro que tem a mesma função, Admilson Pereira, "Tatu", com 22 anos, sempre atento e preocupado com os pescadores e turistas.

Fotos: Valentim Manieri