• Alex Fraga

Turismo – “Jaguarman”, um guia diferenciado na Pousada São João Ecotur (Parte 4)

Em sua quarta matéria sobre a fazenda Pousada São João Ecotur, no Pantanal do Mato Grosso do Sul, o Blog do Alex Fraga mostra o trabalho do guia e chef de cozinha Elias Tanus, o "Jaguarman". Uma pessoa especial e que é de fundamental importância para todos que alí chegam. (Fotos Valentim Manieri)


Ser bem tratado e principalmente receber o que lhe foi prometido é que o turista deseja. Na fazenda Pousada São João Ecotur, na Estrada Parque, na região pantaneira de Corumbá – Mato Grosso do Sul, há um guia especializado que deixa a pessoa à vontade e tem uma educação ímpar. Elias de Freitas Tanus, mais conhecido como “Jaguarman” é daqueles que sabe o que está fazendo e principalmente o que o visitante deseja. Sua experiência como chef de cozinha na Europa, por sua vez facilita mais ainda sua conversa com os estrangeiros que chegam, principalmente para saber sobre preservação da natureza e os animais no Pantanal.

Quem chega na fazenda Pousada São João Ecotur, é recebido por ele com um sorriso largo e com muita vontade de explicar cada canto da localidade, principalmente sobre o felino mais cativante para as pessoas: a onça pintada. O apelido de “Jaguarman” não veio por acaso, já que uma turista estrangeira notou esse diferencial e o interesse de Elias Tanus pelas onças pintadas no Pantanal e pela sua preservação. Um guia muito dedicado no que faz e com um coração gigante de amor e religiosidade;

Desde a cavalgada pelos campos e matas, passeio noturno (focagem de animas) e uma viagem incrível de barco no rio Miranda, “Jaguarman” faz questão de contar detalhes de cada pergunta feita ou não realizada também. A procura pela onça pintada sempre é uma constante, onde todas as noites nos passeios com os turistas ele coloca sua “camera trap” (é uma armadilha fotográfica, câmera remotamente ativada e equipada por um senso de movimento ou sensor infravermelho). Elias deixa essa “armadilha” para capturar fotos dos animais selvagens e assim posteriormente mostra esses visitantes noturnos. Uma pessoa fundamental na fazenda Pousada São João Ecotur e que faz nos sentir mais leve e suave com essa natureza fantástica do Pantanal.

Fotos - Valentim Manieri

100 visualizações0 comentário