• Alex Fraga

Turismo – Estrada Parque no Pantanal deve muito ao produtor rural João Venturini

A quinta e última matéria sobre a fazenda Pousada São João Ecotur, na Estrada Parque – Pantanal – Corumbá - Mato Grosso do Sul, pelo Blog do Alex Fraga, conta sobre o proprietário do empreendimento, que é responsável pela transformação total da região. Além de todo seu esforço para que preserve esse grande bioma mundial.

Fotos – Valentim Marineri

Os mais de 50 anos de Pantanal e 75 anos de vida, sem dúvida é caso de ser registrado em um livro, principalmente pela luta de preservação desse bioma fantástico no Mato Grosso do Sul, especificamente na região da Estrada Parque, em Corumbá (MS). O produto rural João Venturini Junior, proprietário da fazenda Pousada São João Ecotur é o grande responsável pela transformação turística nesse local, que antes até era até temido por turistas após alguns acontecimentos. O dono desse grande empreendimento turístico que é a Pousada São João Ecotur e outros da mesma tendência para atender os turistas de todo o mundo, é uma pessoa especial e juntamente com sua esposa Marilene dão demonstração sempre de como receber as pessoas e principalmente que elas se sintam a vontade na região pantaneira. Os mínimos detalhes são “fiscalizados” por eles para que não falte absolutamente nada na estada do turista.

João Venturini é aquele anfitrião que adora contar as peculiaridade do Pantanal e sua história de vida, um legado que serve de exemplo para muitos. Na fazenda Pousada São João Ecotur, faz questão de que todos experimentem a cachaça pantaneira, chamada de “Poxotó”, que segundo a história, nos anos 70, os peões misturavam o álcool farmacêutico com a água dos corixos (fervida) transformando em pinga. No entanto, João Venturini tem sua receita própria e diferente do começo dessa bebida. Sabe-se que além do álcool, tem gengibre que dá todo um sabor especial. Mas é incrivelmente boa que dá vontade de tomar a noite toda.

Venturini se confunde com a história da Estrada Parque e sua transformação. A fazenda Pousada São João Ecotur é referência a todos aqueles que desejam passar dias memoráveis e se sintam em casa. Os detalhes, principalmente o uso de material reciclável foram pensados por ele e por isso tem parceria com a WWF – World Wide Fund for Nature, que é uma organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental. A Estrada Parque não seria essa se não fosse a resistência e o amor desse produtor rural de sorriso largo e carinhoso. Vale apena muito entrar nesse mundo construído por João Venturini.


Fotos – Valetim Marieri


104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo