top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Turismo - Banho de São João, em Corumbá, deve atrair mais de 6 mil turistas



*** Silvio de Andrade*** - - -


Uma das principais festas de São João no Brasil acontece em Corumbá (MS), onde se realiza há mais de um século uma manifestação popular sui generis envolvendo a população e as religiões católica e afro-brasileira. O diferencial da celebração é o ato de levar o andor com a imagem do santo para banhar no Rio Paraguai, entre a noite de hoje (23) e madrugada de amanhã (24). Mais de 100 andores descem ao rio em procissões que saem das casas de festeiros e terreiros.


Denominado Arraial do Banho de São João, este ano o festejo terá extensa programação até dia 25 - organizada pela prefeitura local. Situado no Pantanal Sul, Corumbá é um dos principais destinos de turismo de Mato Grosso do Sul e integra a Rota Pantanal Bonito, IGR (Instância de Governança Regional) que tem a gestão do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), em convênio com a Fundação de Turismo de MS (Fundtur).


O evento religioso atrai milhares de pessoas ao porto-geral da cidade, onde se ostenta para o rio e para o Pantanal o centenário Casario do Porto, um dos principais atrativos locais. A Fundação de Turismo do Pantanal estima a presença de seis mil turistas, a maioria do Estado e também da Bolívia, país vizinho. A rede hoteleira registra grande procura por reservas no período. No ano passado, o São João recebeu 76 mil pessoas em cinco dias de festa.


Cururu e siriri - Segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que em 2021 tombou a festa como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, há registros em jornais da ocorrência do Banho de São João no final do século XIX com o sincretismo religioso que se perdura até hoje. Mais de 65% da população corumbaense é afrodescendente, com ocorrência de mais de 400 terreiros de umbanda e candomblé na cidade, que tem 100 mil habitantes.


A tradição é mantida pelas comunidades, a maioria pobre, as quais buscam auxílios para preparar a festa, desde a decoração das casas, adornos em torno das charolas com a imagem do santo, os cortejos e os bailes com comida típica pantaneira. A prefeitura local monta o circuito da fé no porto-geral, com praça de alimentação e de artesanato e o palco para shows. Na abertura dos festejos, ontem, dia 22, se apresentou a dupla sertaneja João Neto e Frederico.


“O nosso São João é único no Brasil, e além de movimentar a economia local, gera mais de 1.500 empregos”, informa o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes. Na noite de hoje (23), antecedendo à descida dos andores, a cerimônia de elevação do mastro com a imagem do santo tem a presença dos cururueiros com suas violas-de-cocho e o grupo de siriri, uma dança ou brincadeira que tem influências indígenas, africanas e europeias.


Serviço: Fundada em 1778, Corumbá é o maior município do Pantanal, distante 430 km de Campo Grande pela BR-262, que cruza o bioma. É um dos principais destino de pesca esportiva em água dose do Brasil, com prática do pesque e solte, e conta com roteiros de ecoturismo em fazendas-hotéis e pousadas situados na Estrada-Parque (ou Transpantaneira), nas MS-184/228, na região conhecida como Passo da Lontra.


Rota Pantanal Bonito:

youtube.com/@rotapantanalbonitoms

facebook.com/rotapantanalbonitoms


*** É jornalista

14 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page