Sábado no Blog do Alex Fraga é dia de texto com o jornalista, poeta e escritor de Brasília (DF), Inorbel Maranhão Viegas, com "Um certo bom dia".
Um certo bom dia*
Acordei, passava 20 minutos das três da madrugada. Respirei o ar seco, pela boca seca, apesar do umidificador ligado. Fechei os olhos pra tentar seguir dormindo. A sede me fez levantar.
Bebi água. Sequei a garrafa que levo pro quarto. De olhos abertos no escuro do quarto tateei até encontrar o celular e conferi a hora. 3:28. O quarto. O escuro. Preta que dorme. Eu que desperto. 3:40. Desisto da cama.
Desço a escada, acendo a luz menor da sala. O suficiente para ler o livro que ganhei do meu irmão no final de semana. “O buriti da Praça do Buriti e a menina de coração verde” de Mariana dos Anjos.
Tráfego por letras sutis. Mariana é contadora de histórias para crianças. Em seu livro, há poesia, buriti que fala e coração pulsante. Há veredas, nascentes, história e memória.
Além do Buriti, cruzo com Ozanan Coelho, meu velho amigo que já se foi. Não sem antes semear no solo da cidade mais de 3 milhões de árvores, de toda qualidade e espécie. O semeador.
5:00. Terminei a leitura. Minha vez de registar o meu tempo. Cabeça a mil. Compostela, Jogo rápido, aeroporto, Inocêncio e Isabel, Rapa Nui, Ravi, mochila e albergue, EPTG, promessa de chuva, sol que invade a sala, rastros do dia nascendo…
E é só terça! Bom dia!
Por certo, um bom dia!
Inorbel Maranhão Viégas
Brasília, 08/10/24
Comments