Texto - Sonho, por Inorbel Maranhão Viégas
- Alex Fraga

- 3 de mai. de 2025
- 2 min de leitura

Sábado no Blog do Alex Fraga é dia de texto com o jornalista, poeta e escritor de Brasília, Inorbel Maranhão Viégas, com "Sonho".
Sonho
Minha mãe me liga cedo. Pergunta como estamos. Se tudo está bem e diz que precisa me contar uma história.
Eu tive um sonho, filho.
Sabe aquela ladeira, lá perto da nossa casa, onde a gente morava quando vocês eram crianças? Pois, foi lá. Teu pai ia na frente. Ele tinha pressa porque precisava fazer algo que eu não sabia o que era. Eu fiquei um pouco pra trás.
Era na rua lá de casa, mas eu acho que eu não estava de carro. Eu estava a pé. Porque eu olhava pra trás e não vinha nenhum carro. Não tinha movimento, a rua estava vazia. Mas eu me lembro que eu olhava e reconhecia aquele lugar.
Tinha dificuldade de subir aquela ladeira. Lembra como era íngreme? Mas eu ia tentando, do jeito que dava. Aí, apareceu uma mulher. Eu não a conhecia, mas ela se dispôs a me ajudar. Me incentivava a subir. E eu confiava nela.
Lá pelas tantas, ela ficou atrás de mim e com as mãos, me empurrava pra cima. Foi muito esforço, mas subi. Cheguei lá em cima super cansada. Deitei no chão pra me recuperar. Enquanto eu estava deitada, teu pai chegou. E começou a me chamar.
Ei, acorda. Ele insistia. E eu ainda sem ter me recuperado direito, dizia pra ele: eu não sei onde estou. Onde eu estou?
Bel, você está na sua cama. O café tá pronto lá na mesa. Levanta, vamos tomar?
Pelo telefone não dava pra ver o rosto dela. Mas a gargalhada solta que ela deu me fez enxergá-la. Riso aberto, olhos espremidos... minha mãe...
A manhã de domingo se fez, pra mim e pra ela, como uma doce e privilegiada mistura entre o sonho e a realidade.
Inorbel Maranhão Viegas
Brasília 21/04/2025




Comentários