top of page

Texto - Família, por Edson Moraes

Foto do escritor: Alex Fraga
Alex Fraga
25 de set.
2 min de leitura

Sexta-feira no Blog do Alex Fraga é dia de texto com o jornalista, poeta e escritor de Campo Grande (MS), Edson Moraes, com "Família".


FAMÍLIA!!!!

 

Na adolescência corumbaense, um dos esportes que mais rivalizavam com o futebol no Colégio Salesiano de Santa Tereza era o ping-pong, agora mais conhecido como tênis de mesa.

 Tínhamos uma confraria assídua, vezeira das mesas que ficavam no saguão (pela antiga entrada da Rua Dom Aquino) e depois no Geda (Grêmio Estudantil Dom Aquino). Neste anexo da escola os diretores, padres Waldir Boghossian e José Marinoni, mandaram construir uma piscina e equiparam os salões com jogos de mesa e manipulação (pebolim, ping-pong, sinuca, damas e xadrez).

 As partidas de ping-pong eram marcantes pelos laços afetivos, pelas zoações inevitáveis e também pela habilidade dos mesatenistas que se destacavam com títulos em diversas competições. Um deles: Jorge Lana. Era desafiador enfrentá-lo. Conhecia segredos estratégicos da mesa, golpes de ataque e tinha apurado instinto de defesa.

 Naquele ambiente, jogávamos num sistema de rodízio para que todos pudessem participar. Se havia muitos jogadores, os duelistas disputavam uma melhor de três. Quando acabava o duelo, o vencedor gritava: família! Era a senha para entrar o próximo da fila. O Jorge Lana era um dos que mais produziam famílias ao redor da mesa.

 Na segunda-feira, 07, o querido Jorge da Costa Lana, procurador de Justiça em Mato Grosso, fez a última viagem terrena. Aos 73 anos, deixou marcas firmes em seu passeio pelo planeta.

        Ele edificou amizades como se fosse uma confissão de humanismo diante do próximo e de si mesmo.

        As partidas de ping-pong vão continuar - e Jorge Lana seguirá, desafiador, à frente da mesa retangular, atacando e defendendo, produzindo famílias para que todos possam entrar na roda e festejarem coletivamente o prazer do esporte chamado viver!

 (Edson Moraes - Em 08.09.2026)

 .

 OBS: Jorge Lana atuou por mais de 40 anos no Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Construiu sua carreira na área criminal, mas, após ser promovido a procurador de Justiça, em 2017, passou a integrar a 15ª Procuradoria de Justiça Cível.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page