top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Texto - Biscoitos amanteigados, por Inorbel Maranhão Viegas



Sábado no Blog do Alex Fraga é dia de texto com o poeta, jornalista e escritor de Brasília, Inorbel Maranhã Viegas, com Biscoitos amanteigados.


Biscoitos amanteigados


Ravi, meu neto, é um menino especialíssimo. Carrega consigo uma inteligência afetiva surpreendente e uma generosidade bem maior que os seus oito anos de idade. Gosta de aprender coisas novas. E ensina outras tantas, sem se dar conta.

Nesse fim de semana, veio aqui pra casa. Preta quer que ele tenha memórias de um tempo em que os biscoitos amanteigados, típicos da Páscoa, eram feitos em casa. Os avós dela faziam assim. Hoje, os avós somos nós. E assim vamos fazendo.

As horas do sábado passaram sem que sentíssemos. Nenhum cansaço físico supera a alegria da construção de memorial que o fazer com as mãos nos proporciona.

A um dado momento, Preta, eu e Priscila, filha de Preta que me adotou como pai, disputávamos a melhor invenção. Inventávamos biscoitos em vários formatos. E, creio, atingimos em cheio o objetivo.

Pusemos na gaveta das recordações da vida de Ravi, pra sempre, o sabor umami de uma fornada de satisfação.

Uma lembrança real dos tempos em que não havia tanta tecnologia à disposição. E os biscoitos amanteigados, tinham as receitas passadas de geração em geração. Feitos pelos avós, com a ajuda dos netos. Foi assim.

Van Filosofia

Rosiney Bigattão é uma amiga jornalista que conheci nos tempos de Mato Grosso do Sul. Hoje ela se divide entre São Paulo e Campo Grande. Rô, como os amigos a costumam chamar, fazia um programa de TV na grande SP, indo e voltando de van para cumprir as longas jornadas de gravação.

A distância da volta, junto com a equipe, eram vencidas com muita conversa, quase sessões de psicanálise. Era hora de tratar o cansaço, a alegria do fazer, a dor, o humor... era hora de falar de tudo.

Praticavam sem perceber uma jam session filosófica.

Um dia, voltando pra casa e abstraindo-se da conversa, sem sair da van, Rô teve um insight Shakespeariano: Havia ali muito mais coisa entre o céu e a terra do que supunha a sua vã filosofia. Eureka!!!! Ela estava dentro da Van Filosofia. E tudo o mais que houvesse podia caber naquele veículo.

Assim nasceu a série de cinco capítulos, escrita e dirigida por ela e pela irmã, Lu Bigattão, que teve o primeiro deles exibido hoje de manhã, pela TV Brasil.

A fórmula não podia ser mais simples. Uma apresentadora, jornalista, formada em Filosofia, na companhia de um Filósofo convidado, percorre as ruas da cidade com um grupo de passageiros/personagens.

Cada um que embarca na Van Filosofia, conta a sua história. E há lugar para tudo. O resultado é uma delícia de programa. Meia hora que passa como se fossem cinco minutos. Termina com a gente querendo que o outro domingo venha logo.

haicai renomeado

Eu não sou Hamlet,

Vim pro mundo Inorbel

Me fiz Maranhão


Brasília 10/03/2024

Inorbel Maranhão Viegas

18 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Mar 16
Rated 5 out of 5 stars.

Sensacional

Like
bottom of page