top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Teatro - Jair Damasceno retorna com peça no fim de semana

O ator, professor, diretor e dramaturno Jair Damasceno retorna neste fim de semana (sábado e domingo) com sua nova criação teatral intitulada "Ensaio sobre a lua". Ela será apresentada nos dias 12 (sábado) e 13 (domingo), às 20 horas no Circo do Mato. O espetáculo estreou em julho e tem no elenco Nathalia Andrade, Yan Gabriel, Jair Damasceno e Ewerton Goulart na execução do saxofone e hang drum.

É uma peça de teatro contemporâneo, tendo a lua como fonte de inspiração. Em cena, o Metateatro, ou seja o teatro falando sobre o próprio fazer teatral: um suposto grupo, ensaiando cenas para um próximo espetáculo cujas personagens são os próprios atores, a lua e um saxofone, num misto de comédia e drama. O público pode viajar por aspectos lúdicos, emocionais e sensoriais da criação teatral, perceber o trabalho dos corpos em cena e ao mesmo tempo desmistificar os mistérios e segredos que cercam o Teatro como Arte. É de seus objetivos é homenagear o público amante do Teatro, que nem sempre percebe mas sempre se mostra curioso por conhecer como agem os atores, como a improvisação dá lugar encenação, como um texto dramatúrgico se transforma em dramaticidade e expressão.


Um dos elementos de destaque é a presença de um saxofone, que também improvisa e cujo som se faz presente nas cenas. Como não pode faltar nas montagens do diretor, dramaturgo e ator Jair Damasceno, no espetáculo é utilizado apenas lanternas e artefatos de led a bateria recarregável, a maioria importados e operados por três contra-regras, Lana Figueiró, Yuri Tavares e Léo Reinaltt e os próprios atores, sem nenhuma ligação com a rede elétrica do teatro, contribuindo com a sustentabilidade e causando efeitos visuais importantes. Há também uma falsa "quarta parede" instalada, que parece separar platéia e atores, causando no público a sensação de redimensionamento do espaço físico.

As apresentações fazem parte da programação alusiva aos 15 anos do Circo do Mato - Grupo de Artes Cênicas. Fazem parte textos de Fernando Pessoa, Plínio Marcos, Nélson Rodrigues. Matei Visniec, Thomas Bernhard e do próprio Jair Damasceno. Local: Circo do Mato, Rua Tonico de Carvalho, 263, próximo ao Horto Florestal Faixa etária recomendada a partir dos 14 anos. Serão vendidos apenas 50 ingressos por noite, a partir das 19 horas


. A 40,00 inteira e 20,00 meia (estudantes, idosos e artistas).

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page