top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Teatro – Jair Damasceno chega com “Ensaio sobre a lua” no dia 18

A nova criação do dramaturgo, professor, diretor e ator Jair Damasceno já tem data marcada para apresentação. “Ensaio sobre a lua” será encenada no dia 18, às 20 horas, na sede do Circo do Mato – Rua Tonico de Carvalho, 263. Além do ator, participam Nathalia Andrade, Yan Gabriel e Ewerton Goulart na execução do saxofone e hang drum.


O trabalho é uma encenação tendo a lua como fonte de inspiração e protagonismo. Em cena, o Metateatro: um suposto grupo de teatro, ensaiando cenas para um próximo espetáculo cujas personagens são os próprios atores, a lua e um saxofone. O público pode viajar por aspectos, lúdicos, emocionais e sensoriais da criação teatral, perceber o trabalho dos corpos em cena e ao mesmo tempo desmistificar os mistérios e segredos que cercam o teatro como arte.

“É um espetáculo simples e um de seus objetivos é homenagear o público amante do teatro, que nem sempre percebe mas sempre se mostra curioso para conhecer o fazer teatral, como agem os atores, como a improvisação dá lugar à criação do processo de encenação, como um texto dramatúrgico se transforma em dramaticidade e expressão”, comenta Jair



Um dos elementos de destaque é a presença de um saxofone, que também improvisa e cujo processo acompanha a criação de Jair Damasceno. Como não pode faltar, em todo o espetáculo é utilizado apenas lanternas e artefatos de led, operados por contra regras e os próprios atores, sem nenhuma ligação à rede elétrica do teatro, causando o efeito conhecido em seis espetáculos montados pelo Núcleo Artístico Jair Damasceno. Lana Figueiró, Léo Reinaltt e Yuri Tavares operam as lanternas de led. Conta com Intérprete de LIBRAS e é recomendado para faixa etária a partir dos 15 anos. São utilizados textos de Fernando Pessoa, Plínio Marcos, Nélson Rodrigues. Matei Visniec, Thomas Bernhard e Jair Damasceno.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page