• Alex Fraga

Teatro - Isac Zampieri faz turnê no MS e MT em leitura sobre e Rubens Corrêa e Artaud

Atualizado: 14 de Dez de 2021

Projeto cultural é totalmente independente, sem alguma ajuda dos órgãos culturais

Um dos principais nomes das artes cênicas do Mato Grosso do Sul, o ator Isac Zampieri após praticamente dois anos de total reclusão com sua arte de interpretar, retorna com força, vontade de um grande artista que é, além do mais comemorando seus 34 anos de carreira e 62 de idade. Através dos monólogos "Caminhos de Ferro", "Águas" e "Rubens - Artaud", o artista chega com um projeto especial em uma turnê cultural com esses trabalhos em Coxim (Mato Grosso do Sul), Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leveger e Cáceres (essas todas no Mato Grosso).


Vale ressaltar, como todo artista independente, Isac Zampieri não ficou esperando como muitos o fazem, projetos "mirabolantes" dos órgãos culturais para levar sua arte para as pessoas. Um fato esse que infelizmente grande parte daqueles que "fazem" arte, ficam da dependência das verbas públicas para realizar algum trabalho. Ele não. Contando com a ajuda de amigos e alguns patrocinadores para estadia, alimentação, vai à luta e cada vez mais conquista seu espaço em inúmeras localidades. Levar a arte aonde o povo está e não esperar que a verba "vai" dos governantes como muitos o esperam.


Ao Blog do Alex Fraga, o ator disse que não há nenhum apoio governamental. "O projeto é independente3 e tenho meu grupo de teatro com cnpj e tudo, que é o Arauto Cia Guaicuru de Teatro. No entanto, posso afirmar que há muitos anos não me inscrevo nos editais culturais. Sou professor no Estado e Município e penso que teno que dar chancer e espaço para aqueles que vivem só da arte. Não participei da Lei Aldir Blanc, apesar que saber que sei que existem pessoas bem mais confortáveis que a minha conseguiram com ela. Uma questão de consciência apenas, penso eu".



Para se ter uma ideia do profissionalismo da arte de Isac Zampieri, suas intervenções já percorreram o país e conquistaram nada menos do que 14 prêmios em festivais. Esse projeto tem como principal objetivo a realização de apresentações teatrais para o público em geral e também fará palestra direcionada aos interessados. As contribuições para o artista poderão ser feitas de forma voluntárias e espontânea ao final de cada apresentação. Na cidade de Coxim(MS) a apresentação será no dia 28/12, na Confraria do Piau, às 20 horas; na Chapada dos Guimarães , dia 30/12 ,às 18h na Praça Central; Cuiabá dia 3/01 às 21h na Praça da Mandioca; Santo Antônio do Leverger, dia 4/01, às 18h na Comunidade Varginha; Poconé, dia 5/01 às 18h na Praça Central e no dia 6/01, às 9h em Cáceres, na Praça Central.