
*** Aline Lira - - -
O projeto Amadores II está com inscrições abertas até o dia 20 de janeiro. Estão sendo oferecidas três vagas para artistas iniciantes participarem de uma experiência teatral - da criação de personagens até o processo de montagem de um espetáculo inédito.
Imagine um projeto que, mais do que viabilizar o intercâmbio em teatro entre atores e atrizes, amadores e profissionais, ainda, permite que os artistas com pouca experiência protagonizem a montagem de um espetáculo, inédito, ao lado daqueles de maior bagagem cênica. Esse projeto existe e ele tem nome: é o “Amadores II Edição” - e que está com inscrições abertas até o dia 20 de janeiro em busca de artistas iniciantes no fazer teatral.
Criado por Nill Amaral, diretor de teatro da Cia OFIT - Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral, “Amadores II Edição” surgiu do desejo de revisitar um dos principais projetos da Companhia: “Amadores: o que você gostaria de dizer através do teatro e não teve a oportunidade”, concebido no ano de 2017.
“Aqui, o objetivo principal não é o de todos se tornarem atores ou diretores. A meta é utilizar diferentes linguagens que possam apontar diversos caminhos para que as pessoas sejam o que e quem quiserem ser. Certo é que a arte irá encorajá-los, trará outras e novas perspectivas e olhares para as suas próprias trajetórias, independente de quais sejam”, pontua o idealizador do projeto, Nill Amaral.
Chamamento Público - Contudo, para poder se expressar no palco é preciso se candidatar a uma das três vagas oferecidas no projeto. Um chamamento público foi aberto para convocar os artistas “amadores” a participarem de todo o processo criativo que vem por aí. “As vagas são para artistas amadores, com pouca experiência, com características distintas, não fazendo distinção de cor, raça, religião, gênero etc. O projeto visa dar oportunidade a novos artistas amadores e realizar uma produção inédita, a partir da integração desses dois universos distintos: profissionais e amadores”, pontua o diretor Nill.
A seleção dos artistas será feita em duas etapas. A primeira, online, é o ato de inscrição e a segunda é a entrevista presencial dos candidatos. Essa última fase será realizada no SESC Cultura, na sala de Artes Cênicas. O resultado do processo seletivo, com data e horário, serão informados aos artistas por e-mail. A previsão é de que o resultado saia no dia 25 de janeiro. Online - formulário (https://bityli.com/Q9LzK). Inscrições gratuitas.
*** É Jornalista
Comments