top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Spoiler - Um espaço cultural diferenciado na TVE Cultura MS

Se formos saber exatamente o que significa a palavra Spoiler (em inglês) tradução espoliador, se referem ao termo Espólio ou Espoliação termo oriundo do meio jurídico que se refere ao ato de privar alguém de algo que lhe pertence ou a que tem direito por meio de fraude ou violência; esbulho. Espoliador, ou aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, dilapidando ou depredando algo). No entanto na utilização popular passou a se referir usualmente como um termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes.


Mas em Campo Grande, na TVE Cultura, um programa com o mesmo nome “Spoller” chegando em breve em sua 100 edição, é sucesso por justamente agir ao contrário da palavra inglesa. Ele é um programa musical que valoriza a produção dos artistas locais como um todo, desde a elaboração até o seu produto final, contando um pouco da história de quem ajudou a construir o cenário da música sul-mato-grossense. E tudo começou com a proposta da produtora cultural Ângela Júlia Finger, que após trabalhar praticamente 20 anos na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, viu muita coisa acontecer, produções variadas, e nesta gestão resolveu fazer algo diferenciado e novo para ela própria. Assim pediu cedência para a TVE e chegando lá sentiu-se uma “estranha no ninho”, apesar de ser bem recebida por todos.


Apesar de vários projetos estarem em andamento com equipes montadas, a inquieta Ângela resolveu criar um projeto e levou para o diretor presidente, Bosco Martins que imediatamente concordou. Pensou então em algo diferente que suprisse uma necessidade que ela tinha que era ver a produção áudio visual do Mato Grosso do Sul estado, pois só via a maioria dos vídeos depois de muito tempo de lançado e quis então unir isto ao segmento que mais a identificava que é a música.


“Então idealizei um programa que com linguagem de internet não teria texto pronto, tudo é espontâneo, com cinco vídeo clips, sendo três regionais, um nacional e outro internacional. Queria mostrar a produção áudio visual através da música, queria mostrar a cena mais underground com seus talentos em várias áreas, roteirista, vídeo-maker, editor, diretor, iluminador, músicos, etc”, conta a produtora cultural.


Assim a equipe de produção da TVE logo abraçou a idéia e a jornalista Lú Bigatão sugeriu Guilherme Fico (técnico de áudio da TV) para apresentar com Ângela Finger. “O Claudinei Pecois que é um excelente diretor, editor, conhecedor de música e vídeo pediu-me para dirigir o programa. Na reunião de pauta tínhamos que achar um nome e foi uma lista apresentada, mas o Pecois logo matou a charada... “Spoiler” uma palavra nova que esta em alta e que nos dava a liberdade de contar os contra tempos... assim nasceu o Programa Spoiler, um programa de áudio visual que tem como objetivo mostrar o que é produzido no MS com muita, pouca ou nenhuma grana. Quando subimos o programa para o youtube também o publicamos no facebook e compartilhamos em outras redes sociais inclusive pelo whatsapp... aí marco todos meus amigos que estão fora do país, fora do estado e em todo Estado”, disse.


A partir daí começaram a receber vários vídeos de outros municípios e estados solicitando para passar no programa e com isso acabaram conhecendo vários trabalhos interessantes, além do próprio público que sugere lips para programação. Esse trabalho porém fica a cargo de Magda Tebcharani, uma das produtores . Após algumas edições foi criado o quadro “Release”, onde um profissional de um vídeo-clip lançado vai até o programa e conta toda sua história pessoal até chegar naquele vídeo-clip. Na edição 62, Guilherme Fico pediu para se afastar do programa e Ângela foi à procura de alguém para substituí-lo. Encontrou Pedro Amaral do Portal Da Educativa e a partir da edição 63 ele assumiu como VJ ao lado dela.


“Agora que estamos chegando perto da edição 100, resolvi inovar e chamo alguém para apresentar comigo o programa. O convidado vira VJ por uma edição, ele escolhe quadro vídeos-clip de sua preferência e substitui a mim ou ao Pedro Amaral na apresentação. Nosso primeiro convidado foi o músico Nando Dutra na edição 84, depois veio o rapper campo-grandense Falcão na edição 86, agora será a vez do Jerry Espindola na edição 91, e já tenho os próximos convidados, mas é surpresa a cada edição~”. finaliza



O programa Spoiler é uma produção da TVE Regional e vai ao ar um novo programa às sextas às 19:15h. Repete aos sábados às 09:30h e no domingo às 13h.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page