top of page

SP - Guilherme Rondon e Lenilde Ramos recebem Prêmio Grão De Música nesta sexta

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • 15 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura


Nesta sexta-feira (15), no Teatro Brincante, em São Paulo (SP), os músicos sul-mato-grossenses Guilherme Rondon e Lenilde Ramos estarão recebendo um dos principais prêmios da música brasileira, o Grão de Música. No sábado, no mesmo local os artistas se apresentarão tocando três canções cada. Eles foram selecionados por uma comissão pelo conjunto da obra. Ao todos são 15 artistas o Brasil que estarão recebendo essa premiação na capital paulista, representanto 13 Estados brasileiros.



Ao Blog do Alex Fraga, o músico, cantor e compositor Guilherme Rondon disse que estava feliz com mais essa premiação em sua longa carreira. "Estou honrado com a escolha. Na realidade são curadores de diversos lugares do país que escolheram os artistas que receberão essa premiação chamada Prêmio Grão de Música. Mato Grosso do Sul ainda não tem curador, que provavelmente terá no próximo ano. No entanto, fui indicado por uma curadora de Rondônia, o que me deixou extremamente feliz. É extremamente gratificante esse reconhecimento justamente porque são anos de trabalho com muita dedicação e carinho"


Lenilde Ramos foi além. "Está sendo uma grande surpresa e também uma boa chacoalhada. Surpresa porque existem muitos músicos que admiro que poderiam estar recebendo esse prêmio. Fui indicada pela Thamires Tannous, cantora e compositora campo-grandense que mora em Viena. Ela já recebeu o Grão de Música, conheceu meu trabalho autoral e apresentou meu nome. Quanto à chacoalhada, digo que este prêmio vale para que eu olhe com mais cuidado para meu trabalho autoral e dê mais visibilidade a ele. Para mim é uma honra e uma responsabilidade estar ao lado de Guilherme Rondon neste prêmio. A música de Guilherme é refinada, elegante e de um conteúdo digno dos melhores. Sou fã do seu trabalho desde suas primeiras composições. Sou um grãozinho perto dele, mas estou feliz".



Além de Guilherme Rondon e Lenilde Ramos (Mato Grosso do Sul), foram contemplados Ana Cacimba (SP), Carroça de Mamulengos (CE), Dani Lasalvia (SP), Débora Sá (GO), Flávia Bittencourt (MA), Gean Ramos Parikararu (PE), Glória Bonfim (BA), Grazie Witti (RS), Juraides da Cruz (TO), Pereira da Viola (MG), Rodolfo Minari (AC), Sandra Belê (PR) e Vital Lima (PA).


Prêmio Grão de Música -  O (PGM) é um espaço de valorização e promoção da música brasileira de todas as regiões do país e, especialmente, dos e das artistas que a representam. Além da premiação, ao longo de 10 anos de existência o PGM abriga várias ações de promoção do gênero ‘canção’, destinadas às premiadas, premiados e premiades, como o Circuito PGM em Casa e o programa de Entrevistas Brasil por Dentro. Tais ações tem como objetivo engajar artistas, produtoras e produtores de todo o Brasil, na perspectiva de criar lugar, outra vez, para a MPB de todos os territórios do país.


Além das ações mencionadas acima, o PGM realiza anualmente um vento de formação e pensamento, chamado Novos Circuitos de Arte, em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF Sesc). Entre 2021 e 2022, período mais crítico da pandemia, o PGM participou do projeto Brasil ao Natural – Cores, Vozes e Palavras da Esperança idealizado por Roberto Tranjan e realizado pelo Instituto Economia ao Natural e empresas ligadas ao IEN. Responsável pelas ‘Vozes’, o Prêmio Grão de Música convocou todo o seu elenco premiado nas edições anteriores para compor canções sobre obras de Elifas Andreato, um dos mais importantes capistas da música brasileira e cofundador do PGM. O Brasil ao Natural rendeu dois álbuns de canções disponíveis nos aplicativos de música. A direção artística dos álbuns é de Socorro Lira, diretora artística e idealizadora do PGM.


Idealizado pela cantora e compositora Socorro Lira, teve sua primeira edição em novembro de 2014 em cerimônia realizada na cidade de Salvador – Bahia. É dedicado à música popular brasileira e tem edição anual. Os ganhadores e ganhadoras recebem um troféu criado pelo artista visual Elifas Andreato, participam da coletânea/ lista de reprodução (playlist) Grão de Música disponível no Spotify e neste sítio, para fins promocionais. Neste ano (2023) o Prêmio Grão de Música celebra seus primeiros 10 anos com uma série de atividades que iniciaram em novembro e encerra agora em dezembro.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page