• Alex Fraga

Social - Projeto Quilombo em Atividade inicia nova etapa


O Blog do Alex Fraga nesta quinta-feira chega com mais uma matéria voltada para o social: Projeto Quilombo que terá o fogo em cursos e capoeira.



***Aline Lira e Lucas Arruda


Neste mês iniciou a segunda fase do projeto "Quilombo em Atividade" com foco na capoeira e cursos para elaboração de projetos e inclusão étnico-racial.


Com a proposta de salvaguardar o patrimônio imaterial, memória e cultura, do quilombo São João Batista, o projeto "Quilombo em Atividade" deu início a sua segunda fase, com: vivência em Capoeira Angola, curso para elaboração de projetos culturais e capacitação de professores para inserção da temática étnico-racial, afro-brasileira, no currículo escolar.


"Serão três atividades nesta segunda fase do projeto e, em seguida, o lançamento do site com as audiografias [fotos e áudios]: entrevistas, com narrativas de moradores do quilombo", explicou a artista visual e uma das idealizadoras do projeto, Vanessa Bohn.


A construção do projeto "Quilombo em Atividade" também contou com a colaboração dos capoeiristas Rafael de Sá e Marcos Vinicius Campello Jr. A vivência em capoeira angola irá até o dia 21 de abril (segundas e quartas-feiras), das 20h às 21h30, com o capoeirista Rafael de Sá, do Grupo Anunciando a Consciência Negra com os Meninos de Angola.


Já o curso de formação de professores "Cultura Afro-brasileira", ficará a cargo do geógrafo e capoeirista, Marcos Vinicius Campello Jr, e será realizado até dia 27 de março, aos sábados, a partir das 9h. Enquanto o "Laboratório de Projetos" será executado pela produtora e artista visual, Vanessa Bohn, de 30 de março a 13 de abril (terças e quintas-feiras), das 20h às 22h.



*** São jornalistas

22 visualizações0 comentário