• Alex Fraga

Social – CUFA Campo Grande ajuda diversas comunidades carentes


Uma Ong em Campo Grande (MS), a CUFA/MS (Central Única das Favelas) vem promovendo ações de auxílio social e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das favelas e bairros pobres da cidade, desde ações de ajuda e assistência (doações de alimentos, roupas, etc.), programas de transferência de renda (Mães da Favela) e outras ações de ajuda e bem-estar. Além da assistência, também realiza ações de cultura, esporte e cidadania, promove eventos culturais, torneios esportivos, ações de conscientização da população, etc. - vários deles em integração com a CUFA nacional.


Ela é a representação local da Ong em âmbito nacional fundada em 1999, no Rio de Janeiro pelo rapper MV Bill e o ativista Celso Athayde, e que trabalha promovendo ações de assistência, promoção social, cultura, esporte, cidadania e bem-estar dos moradores de favelas e comunidades pobres. Hoje está presente em todos os estados do Brasil e está em Campo Grande desde setembro de 2019. Para quem deseja ajudar a instituição em Campo Grande poderá fazer em três formas: doação material, doação financeira e voluntariado pelos telefones: (67) 99181-8142 (Leticia Polidorio), (67) 99208-5043 (Lívia Lopes), (67) 99266-9308 (Kênia Arce). Nas redes sociais: @cufacampograndems (instagram) e Cufa Campo Grande – MS (facebook)


Quem desejar doar material: alimentos, roupas, calçados, colchões, brinquedos, máscaras, álcool gel, materiais de construção (telhas, tábuas, chapas de compensado ) é só entrar em contato com pelos telefones e levar a sua doação até a Rua Salamanca 133 Jd. Leblon (caso não possa levar, é possível combinar para que uma equipe da Cufa vá buscar). Já as doações financeiras é só entrar em contato também pelos telefones citados com Lívia ou Letícia É possível ser voluntário, especialmente na logística, é de grande auxílio pessoas que nos auxiliem principalmente a buscar as doações, e também estar nas comunidades auxiliando nas ações. Os organizados afirmam que são bem-vindas pessoas que auxiliem com fotografia, comunicação e publicidade, médicos, cabeleireiros, e quaisquer outros serviços. Para ser voluntário da CUFA Campo Grande – MS é só entrar em contato com a instituição..

Em apenas pouco tempo desde a sua chegada ao Mato Grosso do Sul, diversas ações foram realizadas com itens doados às famílias e estatísticas do impacto social da CUFA em Campo Grande: - cestas básicas entregues: 1600 - brinquedos e kits infantis: 2250

- programas de transferência de renda: 950 famílias atendidas, num total de R$ 228.000 reais em ajuda financeira repassada a essas famílias. Em produtos para prevenção do covid: 10 mil máscaras + 700 unid. de álcool gel - botijões de gás: 856 - dúzias de ovos: 6833 (82 mil unid.) - chip social (celular): 3 mil - total de pessoas impactadas diretamente: 5 mil - total de pessoas impactadas indiretamente: 12 mil.


Entre alguns projetos já realizados estão: “Mães da Favela”, um projeto de transferência de renda (R$ 120 reais por dois meses) para auxilio financeiro nas necessidades das mães das comunidades durante a pandemia (500 famílias atendidas março/abril de 2020). O “Chip Social” – parceria da Cufa nacional com a operadora Tim, os chips são doados às famílias principalmente para ajudar as crianças a realizarem suas atividades escolares online em tempos de pandemia. O chip dá aos atendidos seis meses de ligações gratuitas + 3Gb de internet por mês. Auxílio financeiro do Banco Superdigital – semelhante ao projeto “Mães da Favela”, esta é outra parceria da CUFA nacional, com o Banco Superdigital (Santander) – onde 450 famílias atendidas se tornam clientes de uma conta gratuita do banco, recebendo o cartão e uma transferência de renda no valor de 120 reais durante dois meses. Além disso, há as ações pontuais no Natal, Páscoa, Dia das Crianças, campanha do agasalho, semana mundial da alimentação, ações de emergência em caso de enchentes e outras ações da natureza, etc. Eventos culturais e esportivos como Favela Literária, Taça das Favelas (futebol), Taça das Favelas (Free Fire), Streetopia. (Com Assessoria)

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo