• Alex Fraga

Reflexão - Tudo por amor, nada por força!, por P. Osmar Resende

Domingo, no espaço do Blog do Alex Fraga, o texto de reflexão do salesiano P. Osmar Resende, de Guarapuava (PR), intitulado "Tudo por amor, nada por força".


TUDO POR AMOR, NADA POR FORÇA

Osmar Resende


O Superior Geral (Reitor-Mor) dos Salesianos, todos os anos, desde o tempo de Dom Bosco, lança uma mensagem, um tema, como proposta de vivência durante um determinado ano. Na Itália chamam de “strenna”. Na Espanha de “aguinaldo”. Quando fui à Espanha em 2014 via por todo canto: Aguinaldo, Aguinaldo... Até que percebi que se tratava da “estreia”, como se diz em Português.

O Reitor-Mor apresenta a estreia junto às Irmãs Salesianas, Filhas de Maria Auxiliadora, para toda a família salesiana, formada por mais de 30 grupos (outros 30 pretendem agregar-se).

Para este ano de 2022 foi estabelecido esta estreia: “TUDO POR AMOR, NADA POR FORÇA”. Os salesianos, inspirados em São Francisco de Sales, cujo quarto centenário de morte ocorre este ano, lançam este desafio.

Dom Bosco, desde a origem, se deixou guiar, mover pelo amor de Deus. E procurou, ao longo de sua vida, manifestar esse amor de Deus, que trazia em seu coração. E motivava os seus salesianos, seus amigos, cooperadores, leigos e leigas a viverem esse carisma.

Tinha diante de si, como educador, o tripé : Razão, religião e Amor. Em italiano se usava uma expressão idiomática que traduzia de forma admirável essa manifestação do amor, amorevolezza: um misto de carinho, de ternura (de que tanto fala o Papa Francisco), de amor, de bondade, que se refletia no comportamento com os jovens educandos. Daí que, junto à bondade a razão, para que se leve a pessoa à convicção, à razoabilidade, para assim motivar à boa ação.

Nada de castigos. Nada de violência, opressão. “TUDO POR AMOR, NADA POR FORÇA”.

Daí o conselho de Nossa Senhora a Joãozinho Bosco, expresso na canção: “Não com pancadas, João, mas com amor no coração”.

Os salesianos, espalhados pelo mundo, em mais de 130 países, tentam viver esse carisma, essa vocação, irradiando bondade, compreensão e todas aquelas

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo