• Alex Fraga

Reflexão - Tonhão Boca de Porco - Os caminhos dos partidos políticos

Segunda-feira, no Blog do Alex Fraga, texto de reflexão do escritor e poeta de Curitiba (PR), Sylvio D Prospero, com "Tonhão Boca de Porco - Os caminhos dos partidos políticos.



Ontem à tarde fui no Antro Etílico, boteco do meu amigo Saidera, e encontrei Tonhāo, meu amigo de boteco, que ao me ver chegar foi logo pedindo uma liza para mim e outra para ele e mantendo a distancia social foi me perguntando com um jeitão de dúvidas;

- Seu Silvo, tem uma coisa quí eu num cumprendu, quar a diferença dí direita, isquerda, centru, í tantos zotros caminhus qui a pulitica tem?

Sentei no meu banquinho de quatro pés, tirei a máscara, tomei a liza devagar e em poucas palavras resumi, no meu entendimento, para o Tonhāo, o significado e a ideologia de alguns dos mais de trinta "caminho Politico", que existem no Brasil.

Tonhāo ficou me olhando, derrubou a liza devagar goela abaixo, coçou a cabeça quase sem cabelos, com os dedos calejados do trabalho bruto, e com toda a certeza, balançando a cabeça devagar para frente e para trás, concluiu:

- Seu Silvo, cum tanta direçāo, i distinu impossiver di inzistir, num é à toa quí ninguém sabi sí vai chegá , í sí chegá num sabe pruquê foi, né memo seu Silvo!!??

Pediu mais uma liza, levantou o copo e saudou:

- Prá quem num tem ninhum caminhu pra segui!!

Desceu a Liza goela abaixo, subiu a máscara na cara, deu um tapinha no meu ombro e desceu a rua, o único caminho que conhecia bem e que não precisava de ninguém para guia-lo e que o levaria, com certeza para sua segurança, a sua casa.

É TONHĀO SĀO MUITOS OS CAMINHOS DOS PARTIDOS, E NÓS... BEM... NÓS VAMOS SEGUINDO O NOSSO, pensei alto!!!

(Véio D'Prospero)


15 visualizações0 comentário