Segunda-feira no Blog do Alex Fraga é dia de texto de reflexão do poeta e escritor de Curitiba, Sylvio D Prospero, com seu "Tonhão Boca de Porco - O Dia do Amigo".
TONHÃO BOCA DE PORCO - O DIA DO AMIGO
(Dedicado à todos os meus amigos) (Véio D'Prospero)
Hoje de manhã eu estava em pé, pois o banquinho foi pro conserto, no Antro Etílico o boteco que costumo frequentar, quando meu amigo de bar Tonhão Boca de Porco entrou todo sorridente, pediu duas Lizas, me ofereceu uma e segurou a outra no ar;
- Báti aquí seu Silvo, í mim dê um abraçu!!!
Dei um abraço no Tonhão, que estava com lágrimas nos olhos, tocamos os copinhos, e descemos as Lizas goela abaixo.
- Obrigado Tonhão, mas qual a razão desta comemoração? Perguntei.
Tonhão me olhou com serenidade, ainda com lágrimas nos olhos e meio que emocionado respondeu, com a voz embargada: - Seu Silvo, vi na TVzinha, qui hoji é ú dia dú amigu, í ú sinhô é meu miór amigu!!!! Pediu mais duas lizas, tomou uma num gole só, me ofereceu a outra, bateu com a mão calejada no meu ombro, sorriu, e foi embora cantando Amigo, do Roberto e Erasmo. Eu tomei a liza oferecida pelo Tonhão com o coração apertado, sentindo os olhos molhados pelas lágrimas, de felicidade, e com a certeza de que ali estava meu amigo, não de bar, mas de coração, Tonhão Boca de Porco!!! Fiquei mais um tempo, sentado no banquinho, me recordando dos amigos que se foram fora do tempo, mas que deixaram momentos que serão lembrados para sempre!!! Salve o dia do amigo!!! (Véio D'Prospero)
Comments