• Alex Fraga

Reflexão - As bem-aventuranças evangélicas, por P. Osmar Resende

O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) é intitulado: As bem-aventuranças evangélicas.


AS BEM-AVENTURANÇAS EVANGÉLICAS

Osmar Resende


Todo ser humano normal deseja a felicidade. Muitos são os caminhos apresentados pelos filósofos, pensadores, ao longo da história. Hoje em dia os marqueteiros procuram pesquisar os desejos das pessoas para que possam oferecer-lhes um produto que venha satisfazer suas necessidades.

Jesus nos apresenta um caminho, um roteiro pra gente ser feliz, nesta vida e na eternidade.

São as chamadas bem aventuranças proclamadas no famoso Sermão da Montanha (Mt 5, 1-12).

Enquanto o mundo proclama felizes os milionários, os bilionários, Jesus diz: Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Quando o mundo proclama felizes os guerreiros, violentos, cruéis, Jesus nos diz: Bem aventurados os mansos porque possuirão a terra.

Quando se oprime e se usam todos os meios para explorar as pessoas, Jesus proclama bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. E ainda: Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Quando o mundo ainda exalta a vingança, Jesus nos adverte: Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.

Quando o mundo propaga a luxúria, a deterioração dos costumes, dos valores da família, Jesus propõe: Bem aventurados os puros de coração porque verão a Deus.

Quando se gastam bilhões, quiçá trilhões, em armamentos de guerra, causando a destruição, a dor, a miséria, Jesus diz: Bem aventurados os que promovem a Paz, porque serão chamados filhos de Deus.

E assim somos convidados a remar contra a corrente, buscando um caminho alternativo, mas com a certeza, a esperança de encontrarmos o verdadeiro caminho da felicidade.

As pessoas mais felizes do mundo são aquelas que sabem conviver pacificamente, promovendo a paz, sendo solidárias, fraternas e vivem em comunhão com Deus e com os irmãos, que está implícito nas bem aventuranças.

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo