O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) é intitulado: A Misericórdia de Deus.
A MISERICÓRDIA DE DEUS
Osmar Resende
A mensagem mais revolucionária de Cristo talvez seja a Misericórdia: “Sede misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso.” (Lc 6, 36)
Na justiça humana, o Código Penal ignora o verbo “perdoar”. E agora vem Jesus e nos diz que devemos perdoar não apenas sete vezes, mas até setenta vezes sete.
E ele próprio morre perdoando: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34).
Um dos livros mais fantásticos que encontrei em minha vida foi “Liberte-se Perdoando”, de Carlos Afonso Schmitt, na década de oitenta e que hoje se tornou meu livro de cabeceira.
Somos tentados a carregar mágoas, ressentimentos, ao longo de nossa vida, começando pelos nossos entes queridos, que às vezes nos ferem, com alguma palavra, com alguma atitude. E, depois, pela vida a fora...
Nada melhor para nossa paz interior, para nossa felicidade, que perdoar.
Cristo veio quebrar paradigmas. E o maior deles, talvez, foi quando disse: “Ouvistes o que foi dito: ‘dente por dente, olho por olho’, eu, porém vos digo: ...amai vossos inimigos...’” (Mt 5,38.44)
Hoje em dia se fala da justiça restaurativa, em que se encontram frente a frente criminoso e vítima. E esta se propõe a perdoar. Exige muita coragem, determinação, mas é o segredo da reconciliação, do perdão e, em última análise, da felicidade.
Certa vez eu estava a celebrar no alto de um monte e de lá se avistava a vila, em que havia várias pessoas que traficavam. Dentro de mim veio a tentação de lançar uma maldição. Mas consegui reverter o sentimento, a emoção e resolvi pedir a Deus uma bênção sobre aquelas pessoas, pedindo-lhe que tocasse o coração daquelas pessoas. Foi a solução: Desci daquele monte com uma sensação de alívio, de bem aventurança. Aliás, Jesus disse: “bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7)
E, assim, se queremos ser felizes, temos que nos esforçarmos para sermos misericordiosos, a exemplo de Jesus e de tantas outras pessoas que fazem do perdão a sua linha de ação
Comments