top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Projeto - "Sementes das Ruas" levará oficinas de hip hop online

Semente das Ruas” oferece oficinas de hip hop online visando promover a representatividade dos jovens. Lançamento oficial será nas redes sociais do projeto nesta quinta-feira(23).

*** Marcelo Rezende****


Promover a representatividade. Essa é a proposta do projeto “Semente das Ruas” que será disponibilizado a partir do dia 23 de setembro, nas redes sociais do projeto, que foi aprovado no Edital do Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC) n. 16/2019. O “Semente das Ruas” nasce com o objetivo de cultivar a cultura hip hop, um estilo de vida que busca valorizar a ocupação de espaços públicos, criando uma identidade cultural. O projeto vai oferecer, de uma forma inovadora, o sentimento que desperte nos jovens o interesse pela poesia, música, dança, e grafite, propondo reflexões sobre problemas sociais, buscando tornar os jovens multiplicadores culturais.


Na programação serão oferecidas oficinas de breaking com o B-boy Fabinho Iframe, construção de letras e musicalidade com o rapper GF Gahiji, poesia com General R3 e grafite com Marilena Grolli, todos renomados artistas em suas áreas e conhecidos nacionalmente.


Nova perspectiva


De acordo com Angela Finger, produtora cultural e idealizadora do projeto, a experiência dos artistas envolvidos no “Semente das Ruas”, faz toda a diferença. “Todos os oficineiros são profissionais capacitados que saíram do movimento hip-hop e que hoje atuam no mercado de trabalho com um bom conceito e com isto mudaram a realidade de suas vidas e de suas famílias”.


Ainda segundo a organizadora, as oficinas podem proporcionar vários benefícios, dentre eles diminuir os índices de evasão escolar, violência e a criminalidade. “As oficinas de hip-hop promovem a melhoria do ritmo, da flexibilidade, da agilidade, coordenação motora, reduzem o stress, aumentam a autoestima, combatem a depressão, reduzem a obesidade, beneficiam no processo crítico e criativo, na leitura e redação, enriquecem o vocabulário, motivam o hábito da leitura, estimulam a imaginação e o exercício do pensar”, completa.


A produtora cultural acredita que o ineditismo da ação faz a diferença, pois oferece conteúdo didático dividido em 10 aulas para cada oficina. “Nós do projeto ‘Semente das Ruas’ acreditamos, que esse projeto é inédito no Brasil, pois não vi nada parecido que ensine essas 4 modalidades do hip hop em 10 aulas cada um, o que você encontra são vídeos soltos na internet, coisas esporádicas, mas 10 aulas com didática, com continuidade, de pegar um assunto do início ao fim, nós já procuramos pela internet e não encontramos”. Será postada uma videoaula de cada segmento por semana até completarem as dez 10 aulas.


O rapper General R3 comentou como o hip-hop o tirou da situação de rua, para se tornar um dos artistas mais atuantes do movimento, seja pela música, ou causas sociais. R3 é voluntário da CUFA (Central Única de Favelas), que atende comunidades carentes. “Eu fiquei muito honrado por ser convidado para participar do projeto ‘Semente das Ruas’, até porque eu fui uma semente da rua. Já fui morador de rua e de certa forma eu tenho contato com o hip hop desde os 14 anos. O hip hop me trouxe disciplina para que eu não piorasse a minha situação. Eu tinha um sonho com o hip hop, até porque eu dançava, era dançarino de break. Eu aprendi muito com a disciplina e a filosofia do hip hop. São lições que eu trago para minha vida toda”, salienta o artista.


Expectativa


General R3 afirma que preparou algo divertido, com uma pitada de humor nos vídeos. “Tentei abordar o assunto de forma dinâmica e divertida, pois entendemos que poesia é algo relativo a aula de português, então trabalhei de forma que ficasse compreensível e legal o assunto. Tem até uma pitada de humor nos vídeos. Mas é algo que vai facilitar a escrita de quem quer aprender”, afirma o rapper.


Para o General R3, o projeto tende a continuar. “Creio que vai ser o primeiro de muitos. Um material de excelente qualidade com intérpretes de muito valor no nosso Estado. Uma aula inicial de se encher os olhos”, pontua.



A artista visual Marilena Grolli aposta no ineditismo do formato e em suas oficinas de grafite utilizou a linguagem lúdica que abrange em seu público, até as crianças. “Este projeto tem um formato específico e para mim é muito importante. Tem seu ineditismo. Não que não existam oficinas de grafite na internet, existe, mas não com essa duração e com essa qualidade em que estão sendo desenvolvidos os vídeos”, afirma Grolli, que totaliza cinco horas de oficina.


O rapper GF Gahiji, que apresenta a oficina de construção de letras e musicalidade, se diz honrado em poder compartilhar seu conhecimento através do projeto. “Semente das Ruas” é a forma mais genuína de dizer o que isso representa pra mim, porque eu sou o fruto de uma semente dessas, que foi plantada lá atrás, então me sinto honrado em fazer parte dessa continuidade”, celebra GF Gahiji.



Hip Hop


O hip hop nasceu nas ruas e propõe valorizar a ocupação dos espaços públicos, criando uma identidade cultural. Mais que um gênero musical, é uma cultura popular, que surgiu nas comunidades de origem africana, caribenha e latina, localizadas nos subúrbios de Nova Iorque, em meados da década de 1970, em um contexto urbano violento, onde predominava a criminalidade, os jovens tinham apenas as ruas como forma possível de lazer.


No Brasil, o berço do hip hop é a cidade de São Paulo. Na década de 1980, ocorriam festas e encontros de jovens. Nestas festas, foram formados diversos artistas de renome, como Thaíde, DJ Hum, Rappin Hood e os próprios Racionais MC’s.


Informações sobre o projeto podem ser encontradas através do link: www.instagram.com/sementesdasruas/


Inscreva-se no canal do YouTube para receber as informações sobre as aulas através do link: https://www.youtube.com/channel/UCnQrma_UETdLdEP4phsGUSQ


*** é Jornalista

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page