top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Ponta Porã - Sábado Alternativo da Nova FM mantém viva chama da boa música na fronteira

O programa “Sábado Alternativo” produzido e apresentado pelo jornalista e radialista Eder Rubens, vai ao ar todos os sábados das 18 horas às 20h30 pela emissora Nova FM 96,9 de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) durante 16 anos de forma ininterrupta, sempre levando aos ouvintes a boa música através do segmento musical que é uma linguagem universal – o bom e velho rock and roll em todas as suas vertentes.


Eder Rubens que também é diretor de Cultura em Ponta Porã, cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai) , comentou ao Blog do Alex Fraga a respeito da longevidade do programa, seu perfil e característica que busca manter viva a chama da arte musical, por meio de blocos bem definidos que possibilitam uma interação com os ouvintes através do relato das histórias dos artistas nacionais e internacionais, curiosidades das bandas renomadas as suas histórias, álbuns seus principais sucessos, contextualizando ao período histórico.


“O Sábado Alternativo surgiu em outubro de 2004, graças à insistência do amigo Jeferson Rodrigues atualmente residindo em Campo Grande (MS), que considero personagem fundamental para o nascimento da produção do programa, como forma de suprir uma necessidade de oferecer aos ouvintes algo que pudesse integrar boa música com informação, exaltando a música enquanto arte”, explicou.


Ele lembra que o estilo rock and roll é a trilha sonora principal da programação alinhada a uma pitada de jazz e MPB, mas acima de tudo priorizando o seguimento que sempre ditou comportamento, moda, costumes e presenteou o mundo com inúmeros artistas e bandas de extrema relevância na música. “Percebemos que existia um público órfão na fronteira, uma lacuna a ser preenchida, então o Sábado Alternativo surgiu como uma voz tímida deste público que reverencia o rock desde o blues ao metal, passando pelo progressista” frisou.


A programação, segundo Eder Rubens, tem uma produção com blocos bem definidos iniciando com Blues - O Elo Perdido do Rock, seguindo para A viagem pela boa música com destaque para as bandas clássicas do rock com histórias e curiosidades dos artistas neste bloco ainda conta com o Diário do Rock, um resumo dos fatos importantes no cenário rock em algum período. De forma aleatória o programa possui o quadro Baú Alternativo que homenageia artistas, bandas em virtude de sua contribuição no mundo do rock, datas especiais, lançamentos de álbuns, aniversário, memórias, homenagem póstumas.



O terceiro bloco é o Rock Pantanal um espaço para divulgação da boa música produzida em Mato Grosso do Sul e na fronteira com Paraguai no segmento rock and roll, além de entrevistas e informações dos segmentos artísticos culturais através da agenda cultural, com destaques do Blog do Alex Fraga uma referência em todo Estado. O quarto bloco é dedicado ao rock nacional dos clássicos a nova tendência e artistas do rock no país, mas destacando acima de tudo os diversos movimentos que ajudaram a construir a cena rock no Brasil. A programação é finaliza com Bônus Alternativo um play list das canções de maior repercussão durante a programação. Outro destaque do Sábado Alternativo são os diversos slogans que definem o perfil do programa e aproxima o ouvinte da produção. Frases como: “Nadando contra a maré”, “Por que a vida merece uma boa trilha sonora”, “Na trincheira do rock”, “A nossa querida Londres Latina”, “Força e Fé sempre” e “Rock é atitude, mas também é paz, amor e tolerância” foram se incorporando no cotidiano do ouvinte que se identifica e passa a aderir o sentimento e ideia da programação.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page