Ponta Porã recebe a terceira edição do Festival Etnocultural dos Ervais e o primeiro Encontro sobre Desenvolvimento, Cultura e Território (EDESC) idealizado e organizado pela UEMS-Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul com apoio da Prefeitura de Ponta Porã e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que acontece neste final de semana 8 e 9 na Praça Pedro Manvailer (Prefeitura ).
O Festival Etnocultural dos Ervais e o Primeiro Encontro sobre Desenvolvimento, Cultura e Território são eventos dedicados a promoção da multiculturalidade, da valorização da diversidade, de inovações culturais e educacionais , bem como o fortalecimento da identidade do território dos ervais, e suas diversas formas de expressões culturais.
Em sua terceira edição o evento cultural vem com uma programação extensa de painéis, palestras e apresentações artísticas do segmento musical, dança e arte cênica, ocorrendo e forma integrada com a Quinta edição da Fronteira Criativa que reúne Gastronomia e Artesanato fomentando a chamada Economia Criativa.
“Ponta Porã possui uma importância histórica tendo os ervais como símbolo de povoamento e desenvolvimento da região, bem como uma diversidade cultural impar que reúne vários povos que firmaram as suas raízes na fronteira por meio de seus costumes, hábitos e tradições. O Festival é uma forma de celebrar esse mosaico cultural e fortalecer a identidade buscando o desenvolvimento sócio econômico da região” disse o professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Carlos Otávio Zamberlan, Coordenador da Comissão Organizadora do Festival Etnocultural.
Carlos Zamberlan agradeceu ao total apoio que vem recebendo da Prefeitura de Ponta Porã para realização do evento e do Governo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que entenderam a proposta do Festival Etnocultural.
Programação
Às 9 horas no Auditório da Prefeitura Municipal de Ponta Porã - Palestra de Abertura do EDESC - Perspectivas da Economia Criativa para o Desenvolvimento do Território
Conferencia Inaugural EDESC - Perspectivas de la Economía Creativa para l Desarrollo Territorial
Décio Coutinho Superintendente de Economia Criativa do Estado de MS
Mesa: "Cenários, perspectivas e desafios para políticas públicas de Fronteira" / "Perspectivas y desafíos para las políticas públicas en fronteras"
Me. Rodrigo Teixeira, Músico e Compositor
Oscar Mosqueira (Diretor do Circuito Cultural Guarani)
Sra. Caroline Garcia, Coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura
Sr. Vitor Maia, Gerente de Difusão da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
Sr. Éder Rubens, Gerente da Fundação de Esporte e Cultura de Ponta Porã
Coordenação: Professora Dra. Eliana Lamberti
14h - 16h
Mesa de trabalho: Diálogo Cultural: Músicas Sem Fronteira
Mesa de Trabajo: Diálogo Cultural: Canciones Sin Fronteras
Kommentare